Aconteceu

Revista O Lojista - edição 180 - página 4 - 11/12/2019

Nos dias 12 e 13 de novembro, foi realizado o 19º encontro Mesa Contábil no auditório da CDL-VR. O objetivo desse projeto é abrir diálogo sobre as atualizações contábeis e tirar as dúvidas dos profissionais da área quanto à aplicação das novas regras fiscais. O curso foi gratuito e teve como tema “eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas”.

Os principais pontos da palestra foram as perspectivas de simpilficação que a nota 15 do Comitê Gestor do eSocial vão trazer para o processo das informações trabalhistas. “Para o contador, é extremamente importante participar desses eventos, porque é uma oportunidade de se manter atualizado. Especialmente, porque o volume de informações contábeis é muito grande. Se manter em dia quanto a elas, é essencial para atender ao cliente”, disse a consultora e palestrante Cândida Machado.

Giselle Confort, da delegacia de Volta Redonda do CRC-RJ (Conselho Regional de Contabilidades do Estado do Rio de Janeiro), também falou sobre a importância do Mesa Contábil. “Somente em Volta Redonda no ano de 2019, em parceria com a CDL-VR, foram realizados sete cursos com a presença de mais de 400 profissionais de contabilidade e associados da CDL. Todos os projetos e iniciativas de capacitação profissional do CRC-RJ somados, em conjunto com o Sistema CFC/CRCs, buscam reforçar a importância da ética e da educação preventiva no que diz respeito ao mau exercício da profissão, além de preparar os profissionais para trabalharem com as constantes mudanças da legislação tributária”.

O diretor de Desenvolvimento Econômico e Tributário da CDL-VR, Evandro de Queiroz, idealizador do projeto, também fez um balanço das atividades realizadas, ressaltando o compromisso da instituição em oferecer capacitação para os contadores e informar também os empresários sobre a legislação vigente. “Nosso compromisso, enquanto CDL, é manter nossos associados e parceiros sempre bem informados e esclarecidos para que não caiam em armadilhas fiscais, principalmente, por desconhecimento das leis que regem o fisco. Por isso, o Mesa Contábil ajuda a esclarecer o que muda, qual o melhor regime para cada segmento, contribuindo para que o contador possa prestar o melhor suporte para seus clientes”, afirmou.