Aconteceu

Revista O Lojista - edição 180 - página 5 - 11/12/2019

O Sebrae Médio Paraíba realizou no dia 4/11, o “Talk: Empreendedorismo e Inovação”, no Hotel Bela Vista. A programação contou Camila Farani, um dos tubarões do Shark Tank Brasil e Ladmir Carvalho, empresário da AlterData, uma das maiores empresas de tecnologia do País. O evento atraiu centenas de pessoas, empresários, microempreendedores e autoridades da região. O presidente da CDL Jovem, Bruno Freitas, participou do encontro.

Segundo ele, a iniciativa reuniu empreendedores de sucesso que contaram suas histórias e falaram sobre como utilizaram a inovação como diferencial competitivo em seus negócios. “A CDL de Volta Redonda foi parceira do evento e os associados da entidade tiveram descontos no ingresso, oferecendo uma oportunidade única de acesso a experiências bem-sucedidas, com cases inspiradores. É muito bom ter um evento desse nível na cidade, porque, com a rotina corrida, se deslocar ou pagar muito caro para ir à capital assistir palestras como essa, é quase inviável. Quando temos um evento grande destes, é importante, para quem deseja ver seu empreendimento crescer, participar e tirar ideias para seu negócio”, comentou.

ALTERAÇÕES NA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

Foi publicada, no DOU de 12/11/2019, a MP nº 905/2019, que dentre suas disposições, extingue a contribuição social, a partir de 01/01/2020, prevista no artigo 1º da Lei Complementar nº 110/2001.

A contribuição social foi criada para custear a atividade estatal, tratando-se do acréscimo de 10% sobre o recolhimento do FGTS, em caso de dispensa sem justa causa, antecipação de contrato por prazo determinado e rescisão indireta, sobre o total depositado na conta vinculada do trabalhador.

A partir de 01/01/2020, o empregador retorna a pagar a multa rescisória de 40% sobre o saldo do FGTS, e não mais de 50%, em razão da extinção dos 10% em favor do governo.