Aconteceu

Revista O Lojista - edição 179 - página 5 - 13/11/2019

CDL-VR recebeu o projeto Ideathon Start VR em outubro

Nos dias 5 e 6 de outubro, foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda, o Ideathon, voltado para o desenvolvimento de ideias empreendedoras e soluções inovadoras e em tecnologia. O evento foi promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Empresa de Processamento de Dados (EPD-VR), em parceria com a CDL-VR, o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e a Theia - Educação de Impacto. O gerente-executivo da CDL-VR, Anderson Moysés também ajudou na organização.
Um dos organizadores e facilitadores do Ideathon, Rodolfo Pombo, da Theia, falou sobre a importância da iniciativa. “O que cada um ganha aqui, principalmente, é a mudança de pensamento. É saber que até para colocar a ideia na rua, é necessário pensar em cada etapa, isso para qualquer tipo de negócio, e então é o que é mais trabalhado aqui”, falou.
E um belo exemplo de que empreendedorismo não tem idade é a pequena Mariah Perro, de 11 anos. Ela foi chamada por uma mentora para conhecer o evento e mostrou que de pequena mesmo, só o tamanho, porque a visão é grandiosa. “O convite foi para o meu irmão, mas eu me interessei. Já realizo um trabalho voltado ao Meio Ambiente e acho que Volta Redonda tem um grande potencial para investir nesta área. Tenho algumas ideias para a cidade que gostaria de colocar em prática”, disse.
A dinâmica do evento foi formar equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí foram 28 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. Ao final da ação, os projetos foram apresentados para uma banca de jurados que avaliaram todos os aspectos envolvidos na construção de uma solução inovadora. Os participantes puderam contar também com a ajuda de mentores de diversas áreas durante todo o processo de construção e validação das soluções.
“Este tipo de evento é muito importante para os empreendedores”, é o que afirmou o diretor de Capacitação da CDL Jovem, Paulo Braga, que participou como um dos conselheiros, na área de saúde. “Aqui ainda são mostradas ferramentas que podem solucionar problemas do dia a dia, muitas vezes, com custo baixo e trazendo um resultado impactante tanto na melhora de processos quanto financeira”, disse.
Lídia Ribeiro, da Mentoria Criativa, empresa associada da CDL, também foi uma das participantes e falou sobre como essa troca de ideias vai contribuir para o seu dia a dia. “Aprendi muito, com uma juventude participativa, inteligente e criativa, que as ideias podem conduzir na prática a criação de modelos de negócios, programação, design e validação no mercado. Os vencedores acertaram nos projetos e em alvos significativos como saúde, transporte e educação. Foi muito interessante e enriquecedor”.