Revista O Lojista - edição 178 - página 6 - 15/10/2019

Entre os dias 17 e 18 de setembro foi realizado em Brasília, o IV Fórum Nacional do Comércio, com o tema “A Força do Setor que Movimenta o Brasil”, organizado pela Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL). A CDL de Volta Redonda enviou representantes por considerar um evento de grande importância para o setor. A instituição foi representada pelos diretores Luiz Cláudio de Ávila, Yhel Esteves e José Carlos, além do presidente da CDL Jovem, Bruno Freitas.

Para o presidente da CDL-VR, o evento reforça ainda mais a importância do setor para o crescimento do país, que vem sendo reconhecido em todas as esperas do Poder Público. “A presença de grandes nomes do Governo Federal no fórum é uma prova de que o nosso setor é realmente a mola propulsora que faz a economia brasileira girar”, afirmou o presidente Gilson de Castro, que não pôde estar presente por estar cuidando dos detalhes finais da festa de 50 anos da CDL-VR, que aconteceu no dia 19/09.

MINISTROS REAFIRMARAM COMPROMISSO COM CRESCIMENTO ECONÔMICO E SEGURANÇA

Falando para um setor que movimenta mais de R$ 340 bilhões, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou a confiança nas reformas que o governo está capitaneando. O ministro disse que as ações do governo, com apoio do Congresso, muito em breve trarão resultados.  Segundo Guedes, o Brasil avançou muito em 2019. “Conseguimos aprovar a Reforma da Previdência, a MP da Liberdade Econômica, avançamos nas privatizações, fechamos acordos com o Mercosul e a União Europeia”, enumerou. “As mudanças estão acontecendo, e temos certeza que os resultados virão já no próximo ano”, disse.

O encerramento do evento foi com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que também foi homenageado, com o prêmio Mérito Lojista Nacional, considerado o “Oscar do Varejo”. A honraria homenageia empresas, personalidades políticas, empresariais, e meios de comunicação que mais contribuíram para o bom funcionamento do comércio brasileiro. O ministro recebeu a estatueta das mãos do presidente da CNDL, José César da Costa e foi cumprimentado pelos 27 presidentes das Federações do Sistema CNDL.

Moro agradeceu a homenagem e se disse honrado, lembrando ainda da importância do setor varejista. “Esse é um dos setores mais importantes da nossa economia, o que mais emprega. Esse prêmio é motivo de muito orgulho”, disse. Em sua fala, o ministro afirmou que um “um país mais seguro tem um ambiente mais propenso para o desenvolvimento da economia”.