Espaço CDL-VR

Revista O Lojista - edição 178 - página 11 - 15/10/2019

Nesta época do ano, o setor produtivo já inicia o trabalho de reforço da equipe de olho no crescimento do fluxo de consumidores em virtude das compras de Natal. E uma opção de baixo custo para fazer a seleção desses trabalhadores é a Central de Empregos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR).  Esse serviço oferecido para associados tem feita a ligação entre empresas e prestadores de serviços, de todos os portes, que buscam mão de obra qualificada, com quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

“O objetivo é dar suporte, fazendo a seleção de candidatos, de forma simples, profissional, com uma psicóloga especializada em Recursos Humanos, que avaliar o candidato de acordo com o perfil desejado de cada empresa, com um grande diferencial: um valor simbólico apenas para cobrir custos”, afirmou o presidente da CDL-VR, Gilson de Castro.

O processo é bem simples e moderno: o associado entra em contato com a entidade e o candidato faz o cadastro no site na vaga de seu interesse. Todas as vagas são divulgas nas redes sociais da CDL-VR, alcançando um grande número de pessoas, aumentando o banco de currículos cadastrados, com um vasto perfil de profissionais disponíveis no mercado.

As vagas abrangem diversos setores do comércio da cidade. Neste período, no último trimestre do ano, as lojas começam a procurar profissionais para contratações temporárias para reforçar a equipe, além de também ficarem de olho em talento para vendas, o que aumenta a chance também de efetivação dos temporários. Para se ter uma ideia, no ano passado, a estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), foi de que cerca de 430 mil vagas tenham sido abertas. Só em Volta Redonda este número gira em torno de dois mil postos temporários neste período do ano.

Na CDL-VR, o atendimento aos candidatos é feito pela psicóloga Fabiana Inácio, que faz todo o processo de seleção, desde a avaliação dos currículos como as entrevistas com os candidatos, ao encaminhamento para as vagas disponíveis, de acordo com o perfil desejado pela empresa contratante. “Dando esse suporte, ajudamos a reduzir m o tempo que uma empresa leva para receber currículos, avaliar, fazer entrevista, por exemplo. Todo esse processo é comigo. Ao final, indicamos três candidatos conforme a vaga disponibilizada e a empresa pode escolher o que tenha mais afinidade para o cargo, porque, respeitamos também a empatia entre a empresa e o candidato”, afirmou.

Confira como funciona a Central de Empregos

RECRUTAMENTO

• Alinhamento de cargos e salários junto ao cliente;
  • Definição do cargo que será ocupado;
  • Alinhamento do perfil comportamental;
  • Preparação cuidadosa do anúncio da vaga;
  • Fazer divulgação;
  • Triagem de currículos;
  • Planejar o processo de recrutamento e seleção.

SELEÇÃO

• Convocação de candidatos;
  • Para cada vaga são enviados três candidatos;
  • Realização de entrevista comportamental, individual e por competência;
  • Encaminhamento para a empresa.