Black Friday

Revista O Lojista - edição 178 - página 9 - 15/10/2019

Após anos de um cenário de incertezas na economia do país, a expectativa dos comerciantes para aderir a Black Friday brasileira deste ano é de bons resultados. Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 11% das empresas pretendem aderir à campanha — percentual que sobe para 16% no setor de comércio. Desse total, 77% enxergam uma oportunidade para aumentar suas vendas e 19% em girar produtos em estoque.

As principais estratégias de preparação que devem ser adotadas pelos empresários que participarão da Black Friday , inclusive as lojas físicas, envolvem realização de promoções especiais, investimento na divulgação de seu negócio e ampliação do estoque. Para atrair os consumidores, o desconto médio a ser aplicado nos produtos ou serviços durante o período do evento, deve ficar entre 30% e 50%.

Outro dado apontado pela pesquisa mostra que um em cada quatro empresários participantes do evento acredita que as vendas na Black Friday 2019 serão melhores em relação ao ano passado.

CDL-VR orienta empresas a investirem em promoções e decoração para atrair clientes

Baseada nesta pesquisa, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), que já se antecipou criando uma ação integrada à campanha Natal Família, com sorteio de prêmio, quer também incentivar o comércio da cidade não só a participar dessa etapa, como promover ainda mais promoções. Segundo a instituição, a entidade também orienta às lojas a capricharem na decoração, a enviar e-mail marketing para seus clientes, fazer propaganda e usar muito a rede social para divulgar os descontos oferecidos. Além das ações individuais de cada loja, a CDL também vai dar apoio com campanhas.

“Temos observado a cada ano, que lojas e shoppings da nossa cidade já realizam ações focadas na Black Friday, muitas vezes, criando uma semana inteira de descontos. Isso é fundamental para que o consumidor prefira comprar em Volta Redonda, com descontos, e tendo ainda a vantagem de não precisar pagar frete e ver de perto, com segurança, o produto que vai comprar”, afirmou o presidente da CDL-VR, Gilson de Castro.