Aconteceu

Revista O Lojista - edição 178 - página 4 - 15/10/2019

Mesa Contábil chega a sua 18ª edição

Nos dias 10 e 11 de setembro, mais uma edição do Mesa Contábil foi realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR). O 18º encontro teve como tema “ICMS – Substituição Tributária”.  A palestrante foi Samanta Pinheiro, instrutora do CRC-RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro).

Cerca de 40 pessoas estiveram presentes no curso, que teve a carga horária de 12 horas por aula. Valéria de Souza, da Glória Contabilidade, afirmou que é muito importante a presença do profissional da área contábil, no evento, para agregar mais conhecimento no dia a dia. “Corremos muitos riscos em relação à fiscalização e isso pode gerar prejuízo para a empresa, então é primordial aperfeiçoar sempre”, disse.

Para Kristal Martins, da Bartolini Contabilidade, é preciso estar sempre se atualizando.  “O ICMS é um assunto extenso e com muitas particularidades, que requer muita atenção, especialmente, para quem vive essa parte fiscal no dia-a-dia, desde a emissão da nota ao recebimento dela e a liberação de imposto, por isso, precisa estar sempre atualizados sobre qualquer mudança. Saímos daqui com uma bagagem maior e vamos melhorar execução do serviço. O tema é de extrema importância e complexo, mas foi ensinado com muita clareza, tirando dúvidas e trazendo conhecimento”, completou.

Instituto Radeane realiza palestra focada na vida emocional do aluno

O Instituto Radeane realizou durantes os dias 18, 19 e 20 de setembro, na quadra da escola localizada no Santo Agostinho, uma palestra conduzida pelo psicólogo Sabino Dourado, do Projeto Oxigênio. Houve três encontros com alunos e mais um com os pais. O objetivo foi discutir temas relacionados à mente, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

O palestrante abordou temas como conflito familiar, relacionamentos, bullying, inteligências múltiplas, entre outros. A motivação de realizar a palestra veio a partir da percepção sobre adolescentes com muitas demandas emocionais. “Quando a gente fala sobre depressão ou prevenção ao suicídio, não temos que falar sobre o problema, mas sobre o que ele causa. A proposta aqui, então, é dar algumas ferramentas e respostas para prepará-los para o mundo e para amar dentro de casa”, completou Sabino.

A diretora da escola, Maria Marques, falou sobre a importância de realizar este projeto. “Aqui no Radeane já trabalhamos com a inteligência emocional com os alunos, além da Capelania Escolar e a Escola de Pais com o curso 'Educando Crianças Emocionalmente Inteligentes', então essa palestra vem para oxigenar mesmo a vida do aluno. O desempenho dele na própria escola pode ser afetado. Precisamos lembrar que eles também precisam de equilíbrio emocional”, disse.

A palestra foi realizada no mês de setembro que faz um alerta sobre o suicídio, com o objetivo de chamar a atenção para prevenção e acompanhamento, visando que menos pessoas em, especial, os jovens tirem suas vidas, sem a chance de conversar ou entender melhor o sentimento com que lidam, como a depressão, e a ansiedade, considerados o mal do século, segundo pesquisas.