Dia do Publicitário

Revista O Lojista - edição 170 - página 25 - 08/02/2019

Em 1º de fevereiro, foi comemorado o Dia do Publicitário, uma das profissões que mais têm se destacado num mercado cada vez mais competitivo, especialmente, no meio empresarial O profissional da área tem o desafio de levar um conteúdo atrativo, por meio, de campanhas, destinadas a promover ideias, lugares, empresas, organizações, produtos, pessoas, ou seja, tudo que possa ser vendável.

Muitas vezes, a publicidade vai além disso, ajuda a criar um estilo de vida. Um belo exemplo é o conceito da Apple, empresa americana, que, por meio de campanhas, que foi do “ter” ao “ser”, ou seja, quem tem seus produtos, tem estilo, é “alguém diferenciado”. Um conceito que pegou muita gente e fez a empresa crescer vertiginosamente. Como muitos diriam: “uma sacada de mestre”.

Muitas empresas, percebendo a necessidade de ter uma imagem e marca fortes entre os consumidores, têm buscado a assessoria de publicitários a séculos, o que fez com que houvesse um crescimento no número de agências especializadas no serviço publicitário, com projetos cada vez mais inovadores e modernos.

A MAP Publicidade, de Volta Redonda, é um ótimo exemplo disso. A empresa vem a três anos realizando um trabalho de aproximação com o cliente, buscando compreender melhor o seu desejo para que tenham um resultado de excelência.

“Nós temos como diferencial, um atendimento especializado, buscando a empatia, o desejo com o cliente. Além da qualidade que prezamos bastante. Além disso, buscamos criar um ambiente de extrema criatividade entre os nossos profissionais, que são de diversas áreas dentro da comunicação”, disse Aline Lima, diretora executiva da empresa.

Com essa procura do meio empresarial, a publicidade tem tido papel fundamental na empresa dentro de um ambiente que passa também por ações de marketing. “O publicitário é o que dá vida a ideias discutidas, que surgem da necessidade de cada cliente, de cada produto. É o profissional que agrega muito valor num olhar, numa frase, numa imagem, com a criatividade de criação de campanhas dos nossos clientes”, disse.

Origem da comemoração
O Dia do Publicitário no Brasil é comemorado no dia 01 de fevereiro em referência ao Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966, que por sua vez regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que regulamenta o exercício da profissão de publicitário e de agenciador de propaganda no país.
Para fiscalizar e controlar os direitos e deveres dos profissionais que trabalham com a publicidade, foi criado o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).