Conversando com o SEBRAE

Revista O Lojista - edição 170 - página 26 - 08/02/2019

* Bruna Medeiros

Empreender tem sido a saída de muitas pessoas nesse momento de crise econômica e para garantir a sobrevivência do negócio é preciso buscar inovações e ter olhar crítico para se destacar no mercado e, principalmente, sair da zona de conforto. Inovar é também ir além daquilo que você já conhece e explorar novas áreas, novas fontes de conhecimento. Por isso, é dito que o caminho para a inovação é a busca pelo desconhecimento, pelo diferenciado.

E muitas das vezes, soluções simples fazem a diferença. Já pensou em ser seu próprio cliente? Qual seria sua avaliação? Será que você voltaria a comprar? Um dos problemas que é de fácil identificação são as filas, que podem afastar os clientes e prejudicar os negócios. Quem nunca pagou uma conta em uma loteria, passou a compra no caixa de supermercado, esperou para conseguir uma mesa em um restaurante, aguardou para brincar em uma montanha russa...

São situações que nos deparamos com muita frequência e mostram que as filas fazem parte do nosso cotidiano e podem ser empecilhos para aumento de faturamento. Quantos desistem de comprar um produto ou serviço por conta delas?

Existem cálculos para saber se a quantidade de colaboradores é suficiente para atender a demanda de clientes ou produtos, além de fazer análise de custos, padronização do tempo dos atendimentos, de modo a evitar os gargalos e melhorar o desempenho do processo como um todo. Para tal, é necessário que se faça análise e estudos do comportamento da fila, através de medições, cronometragens, contagem de servidores, entre outros, para formar a base para o teste de aderência e suas devidas conclusões. E se mesmo assim, não for possível sanar as filas por completo, que esse momento seja o mais agradável e confortável para o seu cliente, como, por exemplo, disponibilizar água, assento, ventilação, dentre outros. A busca pela excelência é sempre bem-vinda para melhorar e inovar o seu negócio.

*Bruna Medeiros é analista do Sebrae Rio