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Revista O Lojista - edição 170 - página 24 - 08/02/2019

O início de ano é cercado de expectativas e planos. No meio empresarial isso fica ainda mais evidente, devido à necessidade de organização para que tenham um ano de sucesso. A cada novo ciclo, com as inovações e necessidades que surgem, a exigência para o empresário se preparar fica ainda maior e as metas e ações facilitam o processo para as realizações, como se tem visto no mercado.

Caso esse planejamento não seja feito de uma maneira eficiente, as metas podem não ser alcançadas e a situação pode se complicar, de acordo com especialistas. Num momento de transição como a atual no país, onde a situação econômica ainda está começando a se desenhar e não se estabilizou, a atenção deve ser redobrada, de acordo com quem tem acompanhado essa movimentação nos bastidores da economia e também política.

A analista do Sebrae Médio Paraíba, Fabiana Ramos, dá uma alerta para os empresários: “Quanto mais detalhada for a execução do objetivo, maior a chance de diariamente se caminhar na direção dele. Também faz parte do planejamento compartilhar as necessidades e engajar o time, quando o planejamento não é conhecido pelos demais participantes da empresa, pode se tornar um obstáculo”.

Ela ainda destacou a importância e alguns pontos importantes na realização do planejamento anual. “Esse planejamento deve conter todas as ações necessárias em ordem cronológica e com prazo de execução para cada uma delas. Ao traçar metas é fundamental definir o que precisa acontecer para que aquela meta seja alcançada. Ou seja, a meta deve ser algo a ser celebrado também”, complementou.

E para ficar bem fixado o assunto tratado, ela deixou dicas fundamentais para as realizações, especialmente, para aqueles que estão começando agora. “Cada pessoa lida melhor com um tipo de ferramenta, por exemplo, alguns preferem o papel e a caneta; já outros preferem as agendas digitais e há quem lide bem com os dois ao mesmo tempo”, comentou. 

Segundo ela, é importante entender que as metas empresariais são resultado da boa gestão e, por isso, devem considerar os diferentes setores da empresa: finanças, pessoas, marketing, mercado, etc. 

Para ela, o que é fundamental é trabalhar em etapas: levantar as ações que precisam ser feitas; organizar quem/onde/como serão desenvolvidas; realizar as ações previstas para o período; e validar os ajustes necessários.  

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Agência Interagir