Comércio & Serviços

Revista O Lojista - edição 170 - página 27 - 08/02/2019

A palavra da atualidade no meio empresarial certamente é inovação: criar algo a partir da observação de uma necessidade existente. Seguindo essa tendência, o empresário Paulo Ricardo Pereira abriu, em 2017, a empresa Prime Marcas e Patentes, que é pioneira na região na prestação desse serviço.

Ele que trabalhou em várias áreas, em 16 anos de carreira, quando começou a estudar sobre o segmento. Empresas que realizam esse serviço de registro de marcas para que o proprietário tenha exclusividade no uso, só eram encontradas nos grandes centros, o quê dificultava as relações. Buscando essa proximidade, o empresário foi ganhando destaque aqui na região e se tornou referência no assunto.

O LOJISTA: Qual a perspectiva para a sua área para os próximos anos?

Paulo Pereira: Com essa troca de governo e ministérios, a perspectiva está bem aberta. Acreditamos num aumento de registro das marcas, mas isso depende muito do nosso próprio trabalho, porque precisamos estar sempre indo até os clientes, conscientizando sobre a importância desse serviço que prestamos.

O LOJISTA: Como é realizado o serviço que vocês prestam?

Paulo: O registo de marcas e patentes tem que ser feito no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Ele é responsável por normatizar, fiscalizar e conceder os registros de propriedade intelectual no Brasil. Toda marca necessita desse registro. O que fazemos é auxiliar para que a pessoa realize e tenha a exclusividade de uso, seja essa pessoa física ou jurídica.

O LOJISTA: Além dos registros quais são os outros serviços que realizam?

Paulo: Trabalhamos com algumas outras vertentes também, como direito autoral, registro de software, entre outras. Além disso, também trabalhamos com palestras e consultorias, com o objetivo de levar o conhecimento e esclarecer dúvidas sobre os registros.

O LOJISTA: Como você, enquanto empresário, tem visto o mercado atualmente?

Paulo: O mercado tem crescido, porém falta mais inovação. Quem foca na novidade, cresce mais e isso é em todas as áreas. Olhar para fora e buscar trazer o novo. Apostar e investir na nossa região.

O LOJISTA: Quais têm sido os principais desafios durante esse um ano e meio de empresa?

Paulo: O desafio principal tem sido mostrar a necessidade de se regularizar as maracas e patentes. Trazer essa consciência não é fácil, pois, muita gente ainda não sabe muito sobre o assunto.

O LOJISTA: Qual tem sido a importância da parceria com a CDL-VR?

Paulo: Eu sou muito grato a CDL, porque me ajudou bastante a solidificar a empresa, através do network que traz, trouxe visibilidade, inclusive na prestação de serviços. Foi de extrema importância no meu início e continua sendo nessa sequência.