Conversando com o SEBRAE

Revista O Lojista - edição 168 - página 20 - 08/11/2018

É impressionante ver como uma tradição americana deu tão certo no Brasil, brasileiro gosta de promoção e preço baixo. A cada ano as vendas no comércio eletrônico brasileiro crescem ainda mais neste período.

A principal questão que todo lojista precisa se atentar é: como se preparar para a Black Friday e vender muito mais.
Como essa data é extremamente importante para os lojistas e-commerce, ele precisa ter uma boa base para que possa aproveitar ao máximo e faturar mais do que o esperado.

Fique atento para essas dicas:

1 – Garanta a estabilidade do Site

No dia da Black Friday, você perceberá que o seu site terá mais acessos do que o normal, graças à característica principal da data, que consiste em promoções e descontos agressivos. Quanto mais acessos um site tem, maiores serão os riscos de ocorrer uma queda no sistema, prejudicando as suas vendas.

Esse é o principal problema que você precisa se atentar, pois poderá perder vendar incríveis. O uso de dados na nuvem é muito mais barato e diminui drasticamente a chance de ter um site fora do ar.

Atualmente, cerca de 90% das lojas virtuais ainda não migraram para a nuvem, mas a tendência é isso mudar daqui alguns anos, quando a migração for mais acessível. Se a sua loja virtual funciona por uma estrutura feita na nuvem, temos uma boa notícia: as chances de o site ficar fora do ar na Black Friday são menores.

Mas se não for, sugerimos que você analise com antecedência se o tipo de hospedagem do seu site é capaz de aguentar o dobro de visitas, pelo menos. Converse com os desenvolvedores do site, ou com o serviço de plataforma que você utiliza e procure saber o quanto de visitas o seu site aguenta.

Se possível, efetue alguns testes simulando todo o processo de compra do cliente e veja se está tudo ok nas etapas. Sabendo qual é o limite do site, você consegue prever a performance dos seus esforços de marketing, sem correr o risco de ficar fora do ar e perder vendas.

2 - Verifique a validade do seu domínio:

Um dos principais motivos que levam os sites a ficar fora do ar é quando o domínio expira. Na maioria das vezes, a renovação do domínio é feita anualmente, mas muitos lojistas esquecem-se desse detalhe. E quando a data expira, o domínio do site fica “travado”, deixando o site fora do ar.
Se a data for expirar, entre em contato com o seu sistema de hospedagem para iniciar o processo de renovação.