Espaço Tributário

Revista O Lojista - edição 168 - página 25 - 08/11/2018

Com a modernização tecnológica onde cada vez mais, o governo tem o controle fiscal e tributário sobre o contribuinte pelo cruzamento de diversas informações apresentadas através de várias obrigações acessórias, o papel do profissional de contabilidade passa a ser essencial.

Através de gestão e planejamento, utilizando-se de ferramentas adequadas, o profissional de contabilidade prestará as orientações necessárias para que o empresário não corra riscos e mantenha a saúde financeira e operacional da empresa.

O profissional, que opta pelas ciências contábeis, tem a capacidade de gestão em diversas áreas: gestão trabalhista e previdenciária, gestão contábil e tributária, auditoria, perícia, consultor, dentre outras.

Na atualidade, é uma das cinco profissões mais promissoras de relevância importância econômica social, principalmente no Brasil onde a economia começa a dar sinal de retomar o crescimento. Portanto, é fundamental aos empresários que tenham como parceiro o profissional de contabilidade. Nesta relação profissional, a confiança, colaboração e empenho são fundamentais para o sucesso e sustentabilidade das empresas.

* Leandro Cunha Gloria é contador, sócio-diretor da Glória Contabilidade de Volta Redonda e também presidente da Aescon – Associações das Empresas de Serviços Contábeis de Volta Redonda.