Cidade Empreendedora

Revista O Lojista - edição 165 - página 7 - 26/07/2018

NÚMEROS POSITIVOS

Mil e duzentos novos MEI´s (Microempreendedores Individuais), 255 artesãos, 60 ambulantes com alvarás, 956 ambulantes cadastrados em processo de análise para alvará, 15 produtores de orgânico, 260 feirantes, 197 MEI´s que utilizam os boxes dos Mercados Populares. Esse é o saldo de ações do projeto “Volta Redonda, Cidade Boa Para Viver e Investir”, que vem beneficiando o empreendedorismo na cidade e que levou à conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor (projeto idealizado pelo Sebrae), na categoria “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”.

“A ideia desse projeto foi implementar em Volta Redonda a desburocratização e modernização do serviço público, ferramentas de planejamento e criar alternativas para nossa cidade voltar a crescer”, explicou o prefeito Samuca Silva, que irá representar o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional do Prefeito Empreendedor, no primeiro semestre de 2019, Brasília.

Samuca Silva também foi premiado na categoria "Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI)", na qual a administração municipal participou com o projeto “Volta Redonda Além do Aço”, que beneficiou cerca de três mil pequenos negócios, registrando crescimento de 14,61% no número de MEI´s formalizados no município em relação a 2016, e 11,76% na emissão de alvarás para MEI´s.

“O sistema para abertura de empresas era burocrático e lento, com tempo médio de 60 a 90 dias para uma empresa se formalizar. Hoje se leva de três a cinco dias para se abrir uma empresa em Volta Redonda. Ficou muito mais acessível com a implantação do Alvará Fácil, além da retirada da taxa do MEI, que permitiu uma economia para quem quer ser microempreendedor”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães.

Realização de parcerias foi fundamental para o saldo positivo

Promovido pelo Sebrae, o Prêmio Prefeito Empreendedor retratou todo um trabalho realizado pela Prefeitura de Volta Redonda através de parcerias com entidades como o próprio Sebrae. A coordenadora Regional do Sebrae, Ana Lúcia de Araújo Lima, elogiou os avanços do Governo Municipal, ressaltando que a cidade é referência na região e no estado do Rio de Janeiro. “Com destaque, a prefeitura está saindo da caixinha e inovando ainda mais no incentivo aos micros e pequenos empreendedores. Coloco à disposição da prefeitura toda rede de consultoria do Sebrae”, disse Ana Lúcia.

As parcerias com entidades empresariais também renderam bons frutos, como  o "Rua de Compras", que também foi possível graças à Lei do Livre Comércio. Sucesso que foi replicado em outras cidades da região, o evento é realizado aos domingos que antecedem as datas comemorativas em ruas dos centros comerciais. As vias são fechadas para os automóveis e liberadas para a população circular e realizar atividades de compras e entretenimento, além de serviços de utilidade pública.

Além do Rua de Compras, diversos outras ações e projetos, sejam em parceria ou promovidos pela prefeitura, colaboraram para o incentivo ao empreendedorismo em Volta Redonda e permitiram a conquista do prêmio. Dentre eles, se destacam: treinamentos e capacitações para ambulantes; realização de eventos como o StartVR, Rio em Ação, Circuito Gastronômico, Mês do MEI, Semana do Empreendedor; ações como implantação do Regin, Sala do Empreendedor, entre outros.