Notícias

Mesa Contábil

Revista O Lojista - edição 164 - página 15 - 03/07/2018

Aconteceu no dia 19 de junho, a 11ª edição do projeto “Mesa Contábil”, na sede da CDL-VR. O encontro, que tem como objetivo discutir questões tributárias, mudanças em leis, reuniu os profissionais de contabilidade para debater o tema: “Elaboração das Demonstrações Contábeis”. O palestrante foi o professor Paulo Henrique da Fonseca, que também é contador.

O ponto principal da palestre, segundo o professor, foi oferecer aos contadores maior qualidade, transparência e precisão das informações geradas pela gestão empresarial. “Vivemos um momento de transição na área contábil, especialmente, depois da lei 11638/07, então é importante discutir esse tema para passar conhecimento para esses profissionais”, afirmou.

A lei, a qual Paulo Henrique se refere, entrou em vigor em 2008 e, segundo artigo publicado pela Univap (Universidade do Vale Paraíba), tem como um dos principais objetivos a padronização e transparência das atividades empresariais brasileiras, de acordo com o novo mundo de negócios globais.

#galeria#

Moisés Godoy, administrador na empresa Contabilidade Exata, destacou a importância de participar do evento. “É muito importante, pois a experiência que o professor traz nos atualiza num tema tão importante e que é muito relevante”, falou. Eduarda Emídio, contadora da G2C Contabilidade, complementou dizendo que o aprendizado vai ser aplicado no seu dia a dia. “Foi muito importante, porque nos ajuda a nos manter regularizados numa legislação que sempre muda. É fundamental para as atividades diárias”, completou.

O diretor da CDL-VR, Evandro Queiroz, idealizador do projeto, lembrou que o “Mesa Contábil” vem superando as expectativas a cada edição, não só pelo aumento no número de participantes, quanto na atualização não só de contabilistas, quanto dos empresários. “Saber todas essas questões contábeis é primordial para a vida de uma empresa. Hoje, com uma legislação tributária complexa e que é atualizada constantemente, quem não está atualizado, pode acabar causando o prejuízo para o cliente, no caso dos contadores, e, no caso da empresa, não saber identificar problemas, se houver uma desatenção ou descuido por parte do contador, por isso, quanto mais o empresário sabe sobre tributação, mais chances também dele ajudar a enxergar um caminho pode levar a custos menores”, disse.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir