Especial Dia do Comerciante

Revista O Lojista - edição 164 - página 17 - 03/07/2018

Um mundo cada vez mais digital, dinâmico e com consumidores ávidos por informações de forma rápida e eficaz. Hoje, muitos usam a internet para pesquisar produtos antes de comprar. E, as lojas físicas, que não se adequaram a esse novo modelo de vendas, podem acabar não resistindo a essa era tecnológica.

Por isso, neste mês do comerciante, a gente ouviu quem vem transformando seu negócio para ampliar sua carteira de cliente, divulgar seus produtos e se manter competitivo no mercado. Uma forma de dividir conhecimento como um presente para quem está buscando ganhar mais espaço nesse tempo de redes sociais.

Uma dessas empresas é a Ótica Modelo, que está há 75 anos no mercado, e vem agregando a tecnologia como ferramenta de vendas. A dona da rede de óticas, Juliana Rolim, comentou sobre as mudanças que foram necessárias para se manter por tanto tempo no mercado.
“Com essa era digital, com esse nível de informações que o consumidor tem, ele se torna mais exigente. Então tivemos que mudar a visão, porque se não buscarmos inovação e oferecermos modernidade para o cliente, não vamos sobreviver”, afirmou.

Juliana também reforçou sobre a importância de preparar os funcionários e do estudo de mercado para que tenha uma alta qualidade de atendimento. “Nós buscamos sempre treinar a equipe para que atendam da melhor forma possível. E nós, da direção, procuramos sempre passar por cursos de aperfeiçoamento e conhecimento, inclusive os que acontecem na CDL. Essas parcerias com as instituições são muito importantes”, falou.

Curiosidade sobre a data

O Dia do Comerciante foi criado em 1953 devido ao dia do nascimento de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, a quem é atribuída a criação das primeiras leis para o desenvolvimento comerciário do Brasil. O comércio é considerado uma das profissões mais antigas do mundo.