Especial Dia do Comerciante

Revista O Lojista - edição 164 - página 16 - 03/07/2018

Dezesseis de julho é o Dia do Comerciante e a cidade tem 14 mil motivos para comemorar. Esse é o número de estabelecimentos comerciantes que hoje mantém o município nessa constante linha de crescimento. O comércio sustenta a economia, gerando empregos diretos e indiretos, fazendo a o dinheiro circular. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda, a CDL-VR, como representante da classe empresarial, não poderia deixar de homenagear esses trabalhadores, empresários e comerciários, que se dedicam dia a dia para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo.

Adriano Santos, presidente da CDL-VR, que também é empresário, e dirige uma das maiores redes de farmácia da região, a Drogaria Retiro, sabe da importância de um comércio forte e consolidado para se manter uma cidade produtiva.

“Quem trabalha no comércio também é consumidor, tem família, realiza suas atividades onde mora. Se a economia enfraquece, se lojas fecham, há um desequilíbrio econômico. Sem o comércio, uma cidade perde sua força de desenvolvimento, por isso, precisamos que os governantes entendam que incentivar a abertura de novas lojas, reduzir a carga tributária, estimular o comércio é tão importante”, comentou.

Segundo ele, nem toda cidade tem uma grande indústria para sustentar sua economia e, mesmo que tenha, é preciso do comércio para que haja circulação de capital, aumentando a arrecadação municipal, que teoricamente, se transforma em benefício para a população, como saúde, educação, mobilidade urbana, entre outros. “Se produzimos mais, geramos mais impostos, sem precisar aumentar taxas, criar novos tributos. O município ganha no montante que é recolhido e não sobrecarregando apenas uma parte dessa cadeia produtiva”, avaliou.

Adriano reforçou que a CDL está sempre propondo discussões para melhoria da cidade, principalmente, para o comércio, lutando por menos feriados, menos impostos, oferecendo cursos, serviços com preços diferenciados, como a Certificação Digital, que a cada dia se torna essencial nas negociações via internet, além de ter parcerias que possibilitam menores preços para seus associados, como taxas bancárias, como é o caso do Sicoob (Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil).

“Somos a Casa do Empresário. Nossa missão é agregar ações que tornem o comércio mais forte, mais unido nesse crescimento da economia. Estamos sempre inovando, levando informação, por meio de palestras, das redes sociais, do nosso site e da nossa revista. Temos o Almoço Empresarial, que alia conhecimento com novas ideias; participamos do Rua de Compras, que tem promovido um aumento significativo no volume de vendas; realizamos o Mesa Contábil, para ajudar as empresas a lidarem melhor com as questões tributárias e conseguirem caminhos para reduzir custos com impostos dentro da lei, além da união com outras instituições em várias de linhas de defesa dos interesses da classe produtiva, como Fórum das Entidades Representativas”, acrescentou.

O presidente da CDL-VR aproveitou para desejar um segundo semestre melhor a todos, parabenizar os comerciantes por não desistirem de lutar, de defender seus negócios e por acreditarem que, apesar de todas as adversidades, é possível crescer.
E quem dá a dica de como se manter nesse mercado, como exemplo de prosperidade, é o dono da Orlando Calçados, Lázaro Magalhães. Ele conta o segredo para continuar de portas abertas por mais de 30 anos. “Atenção aos detalhes, conhecer o cliente que vem aqui na loja, além da proximidade, gera mais confiança para o consumidor, e ele volta, sempre”, comentou.

O empresário destacou também a importância do comércio para o município. “Apesar das dificuldades, o comércio é que movimenta a economia da cidade, somos os principais geradores de empregos”, disse.