Notícias

Aniversário da Cidade

Revista O Lojista - edição 164 - página 10 - 03/07/2018

O município, que já foi distrito de Barra Mansa, evoluiu no entorno da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), ficando conhecida como Cidade do Aço, completa 64 anos de emancipação no dia 17 de julho. Para atender os empregados da siderúrgica, o comércio foi se instalando, o setor imobiliário crescendo e, aos poucos, ganhando espaço no setor de consumo da região, atraindo novos investidores de diversos setores, incluindo prestação de serviço e da área médica. 

Com a privatização da empresa, na década de 90, muitos trabalhadores demitidos buscaram uma nova oportunidade no setor comercial. E, foi nesta época, que a explosão comercial começou. E, hoje, o comércio de bens e serviços é o maior empregador da cidade, com mais de 40 mil postos de trabalhos.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 30% da população têm emprego, o que representa mais de 80 mil pessoas ativas. Metade elas no comércio que, segundo a prefeitura, conta com mais de 14 mil lojas cadastradas.
Para o presidente da CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adriano Santos, apesar de a cidade ser uma das mais novas da região, que ficou conhecida pela tradição do café, com fazendas centenárias e municípios com mais de 200 anos, Volta Redonda conseguiu se desenvolver muito mais rápido, e hoje é referência em diversos setores. 

#galeria#

“Com certeza, a industrialização, com a instalação da maior siderúrgica da América Latina, trouxe esse caminho de crescimento, mas, atualmente, o que mantém o município numa crescente e sustenta empregos, é o comércio. A população de cidades vizinhas vem para Volta Redonda consumir e podemos dizer que a nossa cidade detém pelo menos 60% do consumo do Sul do Estado”, disse. 

Para ele, é preciso de políticas públicas que estejam à altura desse crescimento, com mais saúde, mais escolas, principalmente creche, cultura e lazer, além de mais mobilidade urbana. “A cidade está crescendo economicamente e precisa de infraestrutura para acompanhar esse desenvolvimento, porque quando se tem qualidade vida, todos trabalham melhor, mais investidores abrem empresas e há um equilíbrio econômico”, acrescentou, parabenizando Volta Redonda pelo aniversário.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir