Espaço CDL-VR

Revista O Lojista - edição 163 - página 9 - 08/06/2018

O ano de 2018 começou com saldo positivo no número de empregados no Brasil. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), já no mês de janeiro, pôde-se observar um aumento de 0,21% em relação ao número de contratados em dezembro de 2017. Esse aumento também foi sentido em um dos serviços da CDL-VR, a Central de Empregos, que teve um aumento significativo no número de empresas contratantes nos meses de março e abril.

A psicóloga responsável pelo processo seletivo da Central de Empregos, Christiane Guedes, que tem 30 anos de experiência, disse que também sentiu um aumento na procura dos serviços, segundo setor que mais gerou oportunidades de trabalho. Segundo Caged, foram 46.544 vagas formais, só em janeiro.

“Esse retorno nos dá um conforto e segurança de que estamos indo por um caminho promissor. É sinal que a Central vem trabalhando com seriedade, primando pela ética e a escolha mais fiel do perfil profissional solicitado pelo associado”, explicou.
A psicóloga disse ainda que  tem boas expectativas para os próximos meses. “Nossa economia vem dando sinais positivos para a empregabilidade, consequentemente, isso vem ampliando e melhorando a oportunidade de carteira assinada”, avaliou.

Segundo ela, o processo pode ser longo, porque  escolher o profissional adequado para a vaga pode demandar tempo. Por isso, Christine orienta que o empresário tenha paciência para o processo seletivo e procure um tempo para se dedicar a ele. “O associado precisa avaliá-lo com calma e fazer um planejamento para se dedicar ao processo. É também importante que se tenha em mente a filosofia da empresa. Além disso, deixar clara a função que o candidato vai precisar executar é fundamental”,  complementou.

A pesquisa do Caged, feita no início do ano, divulgou que nos últimos 12 meses, houve um aumento de 83.539 na quantidade de empregados no país. Os subsetores destaque foram os de comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviço técnico.