Notícias

Outono! Hora de se cuidar

Revista O Lojista - edição 161 - página 30 - 22/03/2018

Outono chegou em março e com ele, as temperaturas já começam a cair e, na sequência, vêm os meses mais frios do ano. Nesse período, é comum as pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados, o que facilita a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar.

Os problemas podem ocorrer em qualquer época do ano, mas as características do outono e do inverno são ideais para a ação dos vilões nessas estações. 

Segundo José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), os problemas mais comuns são as infecções respiratórias. Entre as principais enfermidades do gênero estão a gripe e o resfriado, que costumam ser confundidas. A gripe é causada somente pelo vírus influenza, enquanto os resfriados, por muitos outros, como o rinovírus. "A gripe é mais grave, além dos sintomas de resfriado, como coriza, mal-estar e dor no corpo, costuma dar febre alta e a pessoa fica de cama", afirma o médico. A gripe é altamente contagiosa e pode ser transmitida quando o doente tosse, fala ou espirra. 

Outra doença comum nesta época do ano, são infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que costuma causar epidemias no outono e no inverno. "É como se fosse uma bronquiolite (inflamação nos bronquíolos) e pode causar problemas graves em prematuros que nasceram com até sete meses de gestação e crianças menores de dois anos que têm doenças cardíacas ou pulmonares". A prevenção para esses casos é a administração de imunoglobulina anti-VSR. 
Outras patologias que incomodam no período frio são otite, bronquite, asma, sinusite, rinite, conjuntivite. O rotavírus, responsável por casos de diarreia e que pode levar crianças à morte, também faz parte da lista. Para evitar problemas, procure um médico para detectar a doença exata e indicar o melhor tratamento. Não se automedique. 

Complicações 

As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado. A pneumonia, causada por bactéria, é a grande preocupação, principal causa de mortes no mundo em crianças abaixo de seis anos e o maior motivo de internações no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. 

O grupo que tem mais chances de desenvolver complicações é formado pelos extremos de idade (crianças e idosos), portadores de doenças crônicas, diabéticos, pacientes com insuficiência renal, gestantes, profissionais da saúde e pessoas HIV positivo. 

Prevenção 

A melhor maneira de se proteger da gripe é a vacina, mesmo com as mutações que o influenza sofre. Os médicos alertam que sua eficácia não é de 100%, mas que, no mínimo, a injeção garante sintomas mais amenos. Uma das formas de prevenir-se das doenças típicas das estações frias é evitar aglomerações e lugares pouco arejados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada.

Cuidados extras 

Em dias de baixa umidade relativa do ar, coloque bacias com água em casa, principalmente quem tem alergias. Pode-se apostar no umidificador, mas por pouco tempo, já que o uso prolongado pode facilitar a proliferação de fungos e ácaros. 

Mantenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios. Mas lembre-se de colocar o corpo em ação fora dos horários de pico de poluição atmosférica. O ideal é se exercitar antes das 7h30min e depois das 20 horas. 

Fonte: Portal Terra

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir