O charme do antigo com o requinte do novo

Revista O Lojista - edição 161 - página 8 - 22/03/2018

Após anos de negócios em Piraí, no início do ano de 2016, os sócios e chefes de cozinha José Osório, Angélica Santhiago Fernandes e Sandro Brandão resolveram trazer o Bistrô Casa Antiga para Volta Redonda. A vinda do restaurante teve como principal motivo o seu público consumidor, porque, apesar da distância, a maior parte deles é voltar-redondense. A ideia era que o Bistrô ficasse mais perto de sua clientela, além de conquistar uma gama maior de clientes.

Mas, com a necessidade de manter o referencial clássico, francês e antigo do empreendimento, a procura pelo lugar ideal não foi tarefa fácil. Assim que eles encontraram, não perderam a oportunidade de expandir o restaurante com influência gastronômica internacional. Após uma série de planejamentos, o Bistrô foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2017, na Vila Santa Cecília.

O LOJISTA: QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE ABERTURA DA EMPRESA?
José Osório: A maior dificuldade de vir para cá foi encontrar uma casa disponível que tivesse algumas das características em nossa proposta inicial, em Piraí. Não é fácil encontrar uma casa como esta com licença para comércio, mas vencemos as barreiras e encontramos essas características nessa casa, na Vila.

O LOJISTA: QUAL É O MAIOR DIFERENCIAL DO RESTAURANTE?
Sandro: Um dos principais diferenciais que eu vejo como chefe de cozinha é estarmos atuando com profissionais capacitados. Eu, por exemplo, sou formado em gastronomia no Rio e temos outros dois chefes também formados que viajam bastante e trazem muita coisa de países significativos para a gente, como a França. Além disso, temos como ideal sempre trazer novidades para os nossos clientes. Se eles vierem no mês seguinte, por exemplo, vão aproveitar pratos novos e diferenciados com produtos frescos e da estação.

O LOJISTA: COMO É ESSA INFLUÊNCIA COM A CULINÁRIA INTERNACIONAL?
Sandro: Lá em Piraí começamos como uma cozinha francesa. Mas as coisas foram mudando e a gente abrangeu parte da gastronomia mundial. Apesar da minha formação francesa e das técnicas e molhos que utilizamos também serem franceses, hoje em dia nós abrangemos a culinária de outros países. Nossa intenção é mostrar que a França não é a única influência gastronômica.

O LOJISTA: QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS PARA O FUTURO?
Sandro: A gente ainda está no início em Volta Redonda, estamos indo para o quarto mês. Por isso, estamos muito focados no presente para trazer tudo do melhor para o nosso cliente. Começamos devagar para poder alcançar resultados positivos. O plano futuro, na verdade, é poder presentear o público, tanto de Volta Redonda, quanto da região, com a melhor gastronomia possível. Nós buscamos estar próximos à perfeição e excelência. Acredito que, no futuro distante, poderemos ser uma casa de sucesso e conhecido não só na região, como em todo o estado do Rio de Janeiro.

O LOJISTA: POR QUE SER UM ASSOCIADO CDL-VR?
Sandro: Acredito que a CDL, hoje em dia, é uma instituição com uma influência enorme na região. Antes de nos instalarmos aqui, eu já pensei na CDL e no trabalho que ela faz. Eu acho que só tem pontos positivos estar se associando tanto com relação à divulgação, quanto à variedade de empresas importantes associadas, que vão somar com a gente.