Do aço ao empreendedorismo

Revista O Lojista - edição 153 - página 14 - 10/07/2017

Volta Redonda completa no dia 17 de julho, 63 anos de emancipação socioeconômica e política. Mas os primeiros moradores, a maioria garimpeiros, em busca de ouro no Rio Paraíba do Sul, começaram a chegar em 1727. Foi em 1744, que o povoado de Santo Antônio de Volta Redonda ganhou força, com o surgimento de grandes fazendas, que deram nomes a bairros na cidade como Três Poços, Belmonte, Santa Cecília, Retiro e Santa Rita. O comércio começou a impulsionar a economia em 1875. Em 1926, o então povoado conseguiu se tornar o oitavo distrito de Barra Mansa, mas foi com a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, em 1941, durante a industrialização do país, que o futuro município começou a ganhar forma, tornando-se cidade em 1954.

Volta Redonda passou por momentos áureos do aço, se desenvolveu, cresceu em torno da CSN, mas com a privatização, em 1993, foi preciso descobrir um novo caminho para o desenvolvimento, com as demissões, que passariam de oito mil postos de trabalhos a menos na siderúrgica. Foi nesse momento crítico, que o comércio se mostrou forte e se iniciou um processo de empreendedorismo, grande parte por ex-funcionários da companhia, que perceberam a necessidade de ampliação do comércio e acreditaram no potencial da cidade para se tornar uma referência para região em comércio de bens e serviços.

Em 1969, era criada a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Volta Redonda, trazendo ainda mais apoio e se tornando o suporte necessário para os empresários, principalmente, na venda a prazo, com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que sempre contribuiu para reduzir os riscos de venda no crediário, quando essa forma de pagamento superava outras.

Segundo o presidente da CDL-VR, Adriano Santos, o desenvolvimento econômico da cidade se consolidou nos últimos 20 anos. Hoje são mais de 11 mil estabelecimentos comerciais, que geram pelo menos 45 mil empregos. “Volta Redonda renasceu da visão empreendedora de muitos comerciantes que não desistiram da cidade e que perceberam que a localização privilegiada na região, a tornaria uma referência em vários setores. Hoje, temos o comércio mais forte, somos um pólo gastronômico e também de prestação de serviços. Deixamos de ser a cidade do aço para ser a cidade do comércio”, comentou.

Segundo a administração municipal,  diversas políticas públicas vêm sendo desenvolvidas para criar novas oportunidades e valorizar o comércio já instalado. Recentemente, a prefeitura aprovou alteração de uma lei que fixava o horário do comércio e o transformou em horário livre, dando maior flexibilidade de trabalho. Outras medidas, como o Alvará Fácil, foram implementadas para incentivar o empreendedorismo. “Sabemos da importância do comércio para a nossa cidade e estamos trabalhando para manter a cidade em franco desenvolvimento”, disse o prefeito Samuca Silva, durante discurso da posse do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico, o Codese.

A diretoria da CDL-VR parabeniza Volta Redonda pelo aniversário e também a população e comerciantes que acreditam na cidade e ajuda a manter o município no caminho do desenvolvimento econômico. “É aqui que moramos, que criamos nossa família, onde geramos emprego, e a nossa preocupação é que a cidade nunca pare no tempo, por isso, trabalhamos para que possamos ter um futuro ainda melhor”, acrescentou Adriano.