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Evite fraudes: SPC Brasil dá dicas de como agir em caso de perda ou roubo de documentos

Revista O Lojista - edição 153 - página 13 - 10/07/2017

As férias e os feriados prolongados são épocas propícias para as pessoas perderem documentos ou serem vítimas de roubos. Perder a carteira de identidade ou o CPF pode se tornar uma dor de cabeça, se os documentos caírem na mão de golpistas. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), três em cada dez brasileiros (28%) já foram vítimas de fraudes, incluindo a clonagem de cartão de crédito e o uso de nome falso para fazer compras ou tomar empréstimos.

Para os especialistas do SPC Brasil, o primeiro passo para diminuir o risco de ser vítima de algum tipo de golpe é evitar levar documentos pessoais e importantes, em certas ocasiões, principalmente onde a concentração de pessoas é maior.

“O ideal é carregar apenas o essencial e manter tudo protegido de assaltantes. É importante também anotar em outro lugar os dados do cartão e do cheque, além do telefone do serviço de atendimento ao consumidor do banco”, explica José Vignoli, educador Financeiro do SPC Brasil.

Importância de fazer um boletim de ocorrência

De acordo com a pesquisa do SPC Brasil, 72% dos entrevistados cancelaram o cartão de crédito após a perda ou o roubo, mas somente 34% deles registraram um boletim de ocorrência. “O boletim de ocorrência é o registro que o consumidor tem de que aquele cartão já não está mais nas mãos do verdadeiro titular. Já o cancelamento, além de comunicar o banco sobre a perda, evita que o cartão seja usado por terceiros para fazer compras indesejadas”, explicou Vignoli.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, também reforça a importância de tomar outras providências, além, é claro, de registrar um boletim de ocorrência. “O consumidor pode se precaver entrando em contato com a entidade parceira do SPC Brasil de sua cidade. Com isso, os estabelecimentos comerciais são informados do problema ao consultarem o SPC Brasil, o que inibe a atuação de terceiros mal intencionados”, explica a economista.

Dicas para evitar fraudes:
1 – Leve só os documentos extremamente necessários. Se possível, deixe os cartões em casa e leve dinheiro;
2 – Durante o passeio, guarde seus pertences em compartimentos seguros, preferencialmente junto ao corpo;
3 – Anote os dados dos seus cartões de crédito e o número do serviço de atendimento ao consumidor do seu banco ou de sua operadora de cartão;
4 – Em caso de perda, furto ou roubo, registre imediatamente um boletim de ocorrência, comunique o fato ao banco e bloqueie seus cartões. Depois, procure a CDL mais próxima e comunique a perda ou o roubo, com inclusão de um alerta de documento. 

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Agência Interagir