Notícias

Diretoria do Codese é apresentada em Volta Redonda

Revista O Lojista - edição 153 - página 20 - 10/07/2017

A Diretoria Executiva do Codese, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico, criado em fevereiro deste ano, foi apresentada no dia 28 de junho, durante uma posse solene, em Volta Redonda. O Codese é presidido por Jerônimo dos Santos, que também é presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio-VR). O prefeito Samuca Silva, que é o presidente de honra do Codese, também esteve na posse. 

#galeria#

Também foram conhecidas as empresas e instituições que já aderiram ao Conselho, como apoiadoras. Ao final da solenidade, todos foram convidados a participarem do Codese em várias frentes de trabalho. A sede do Codese será no Sicomércio-VR, que fica no Aterrado.

O objetivo do Codese é dar voz ativa à sociedade organizada. Dentre as propostas do conselho, discutir e propor soluções estratégicas para um desenvolvimento econômico sustentável, através da elaboração e monitoramento de projetos de médio e longo prazo, por meio de câmaras técnicas.

O Conselho é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Oscip, formada por representantes de entidades apartidárias e sem fins lucrativos. O modelo e estrutura foram inspirados no Codem, que vem sendo realizado com sucesso na cidade paranaense de Maringá. 

O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, é suplente no Conselho Fiscal do Codese. Ele acredita que a proposta de discutir ações para os próximos anos é fundamental para um crescimento ordenado e responsável com base no levantamento das necessidades para que seja traçado o planejamento.

 “Quando você levanta as demandas, conhece as necessidades, fica mais fácil de enxergar também as oportunidades e fazer um plano em cima do que é viável para que se tenha um efeito positivo. A cidade é uma engrenagem e todos que fazem parte dela, empresários, profissionais liberais, trabalhadores de todos os setores e moradores, precisam entender o seu funcionamento para que se pensemos o futuro de forma consciente”, comentou.

Presidente do Codese ressalta importância da união da sociedade

Em seu discurso, o presidente do Codese, falou da importância da união da sociedade para a construção de um projeto para os próximos vinte anos, mas da necessidade de se começar agora a buscar saídas para o crescimento econômico e sustentável que possam também refletir em melhoras de qualidade de vida para a população. 

- Hoje somos mais de 11 mil empresas só em Volta Redonda e geramos mais de 45 mil empregos diretos. Imagina que potência podemos ser se trabalha/rmos de forma planejada, respeitando o meio ambiente, com embasamento técnico que nos possibilite traçar estratégias para um crescimento ordenado e sustentável, atraindo novas empresas e fortalecendo as já existentes, gerando ainda mais trabalho? Vamos, com certeza, potencializar esse perfil econômico da nossa cidade que hoje é sedimentado no setor de comércio de bens e serviços - comentou. 

Para Jerônimo, para que isso seja viável, é preciso do trabalho em conjunto, entre sociedade civil e poder público, pensando e buscando soluções para que isso aconteça. “Se as ações forem discutidas e planejadas, Volta Redonda não só vai continuar sendo uma referência econômica em nossa região como vai crescer ainda mais”, disse. Ele ressaltou que o crescimento econômico também melhora a arrecadação fiscal da cidade e que esse dinheiro pode e deve voltar para a população em melhorias em saúde, educação, infraestrutura, cultura e lazer. 

Prefeito diz que vai continuar a contribuir para desenvolvimento

O prefeito Samuca Silva fez um breve balanço das ações do governo, destacando que já vem trabalhando para incentivar o empreendedorismo e para abertura de novas empresas. 

“Criamos o Alvará Fácil, que facilita a abertura de novas empresas, de forma mais rápida. Também implementamos o Regin, um sistema informatizado que integra órgãos públicos para emissão do registro de empresas. Também criamos um grupo de trabalho para reavaliar diversos impostos como IPTU, por exemplo, além do ISS, que hoje é um dos mais caros do estado”, comentou.

Ele lembrou também do decreto que já entrou em vigor de modernização da  Lei do Horário Livre do Comércio, que possibilita as lojas abrirem em qualquer horário. “Agradeço por ser o primeiro presidente de Honra do Codese e espero que, juntos, possamos fazer ainda mais”, afirmou.

Diretoria do Codese para o biênio 2017/2018

Executiva:
Presidente-Executivo: Jerônimo dos Santos, presidente Sicomércio-VR
Vice-presidente: Carlos Augusto Haasis Neto, membro da Aescon
Diretor-tesoureiro: Wandick José Rodrigues Farjado, presidente do Sipacon
Diretor-secretário: Mauro Campos, do Sinduscon
Secretário-executivo: Luiz Sérgio Teixeira Loques, Prefeitura de Volta Redonda

Conselho fiscal:

Titulares:
Adriana Cristina Silva Luiz, presidente do Metalsul
Gilmar de Souza Gonçalves, IFTRJ
Joselito Magalhães, presidente Aciap-VR

Suplentes:
Adriano dos Santos, presidente da CDL-VR
Maria das Graça Medeiros Schotair, Sinduscon
Leandro Cunha Glória, membro da Aescon

* Presidente de Honra: Samuca Silva, prefeito de Volta Redonda

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir