É tempo de pizza

Revista O Lojista - edição 153 - página 8 - 10/07/2017

No dia 10 de Julho é comemorado o Dia Mundial da Pizza, então, o mês de julho é voltado para celebrar esse alimento que caiu nas graças dos brasileiros. O prato, consumido de norte a sul já é considerado o mais pedido, no país. Só no Brasil, existem cerca de 50 mil pizzarias, entre estabelecimentos formais e informais. Cada cidade possui seu gosto diferenciado e, em Volta Redonda, os estabelecimentos estão de olho na procura para melhor atender ao cliente e lucrar mais.

Alexandre Henriques, chef executivo e sócio do Pasqualine, disse que percebeu um crescimento significativo na procura pelas pizzas, devido à nova receita exclusiva de massa com baixa fermentação. “A procura por rodízio também é muito grande, os dias úteis são os que mais têm procura”, acrescentou o proprietário.

Apesar da entrega também ser uma grande tendência entre os amantes da massa, os consumidores de pizza do Pasqualine preferem consumir no estabelecimento. “As pessoas realmente preferem vir à nossa casa pelo ambiente e atendimento diferenciados. Os sabores mais procurados são os tradicionais, calabresa, portuguesa e muçarela”, comentou.

Já quem prefere comer em casa, pizza pronta é a pedida. Leopoldo Teixeira Leite, subgerente dos Supermercados Máximo, disse que a procura pela massa no mercado aumentou muito com o clima mais frio. “Como as pessoas acabam pedindo mais pizza no inverno, por ser um prato bom, prático e gostoso, a venda chega a aumentar 20%”, disse Leopoldo.

No supermercado, a maior procura começa logo na quinta-feira e vai até o fim de semana. “Tem semanas que a gente vende mais de 2 mil pizzas. A gente vende muito, de todos os sabores, mas a calabresa e a três queijos são líderes de vendas. O sucesso nas vendas é devido ao custo-benefício. Fica mais barato, levar para fazer em casa”, comentou.

Curiosidade:
A história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.  A primeira em formato redondo, criada por Rafaelle Esposito, em 1889, para ser servida à rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho).
Fonte: Wikipédia