CDL-VR participa de reunião na Alerj para discutir demandas do setor varejista

Revista O Lojista - edição 153 - página 7 - 10/07/2017

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ), em conjunto com a Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), realizou, no dia 22 de junho, uma audiência pública para discutir políticas públicas capazes de contribuir com o desenvolvimento do varejo no Estado. Participaram do encontro diversos presidentes e representantes do movimento lojista do estado, entre eles, Adriano Santos, presidente da CDL de Volta Redonda, o diretor da FCDL-RJ, Mozart Eliziario da Cunha, e o advogado do Fórum Permanente das Entidades Empresariais de Volta Redonda, Gilmar Gonçalves.

Segundo o presidente da CDL-VR, Adriano Santos, os deputados se mostraram muito empenhados em criar políticas públicas em favor do setor varejista. “O comércio é o que mais emprega. Desse modo, todos os temas abordados na reunião foram voltados a esse assunto, inclusive a segurança pública, que também é um fator que atrapalha a economia não só do estado, mas também do país”, disse Adriano. Logo após, ele concluiu dizendo ser muito “importante representar o comércio de Volta Redonda em um evento de grande porte, pois é uma forma de sanar as dúvidas e levantar questões em favor do setor produtivo.”

O presidente da FCDL-RJ, Marcelo Mérida, apresentou pontos analisados por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) em reuniões e encontros anteriores. “O momento de crise é, também, oportuno para atuarmos juntos na determinação de iniciativas comuns que facilitem a atividade do comércio, que assegurem a retomada do crescimento econômico, com planejamento e direcionamento”, ressaltou Marcelo Mérida.

As lideranças do sistema CNDL no estado apresentaram 34 demandas aos representantes do Legislativo. Marcelo Mérida lembrou que a carga tributária deixou de ser a maior preocupação do varejo, como foi no passado e destacou que a os problemas relacionados à segurança pública ganharam esse espaço. Mérida citou que os empresários, da capital e do interior, identificaram uma necessidade de expansão do uso de câmeras de vigilância e conselhos de segurança e criação de um plano nacional para evitar roubos de cargas nas estradas e rodovias.

Deputados propuseram criar na Alerj uma Frente Parlamentar do Varejo e Comércio

O presidente da Comissão, deputado Waldeck Carneiro, e os deputados Bruno Dauaire, Carlos Osório e Ana Paula Rechuan propuseram a criação de uma Frente Parlamentar do Varejo e Comércio na Alerj. “Em parceria com a Comissão de Economia, vamos provocar os parlamentares do Rio de Janeiro que estão no Congresso e integram a Frente Parlamentar para discutir as pautas nacionais. Para o segundo semestre, vamos propor uma agenda com prefeitos dos municípios do Estado porque várias demandas dependem de iniciativas dos executivos municipais”, declarou Waldeck Carneiro.

Como resultados da audiência, os deputados também apontaram mediações com a Secretaria de Segurança para debater o problema de roubo de cargas, com a Secretaria de Fazenda para discutir a simplificação tributária para o setor do varejo, e com a Faetec  e universidades para propor programas de formação direcionados aos empreendedores e trabalhadores do setor. “O varejo é o setor que mais emprega, que contribui com a produção de riquezas, e é constituído, em maior parte, por micro e pequenas empresas. É muito importante pensar em políticas públicas voltadas para esse setor”, concluiu o presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio.