Pesquisa mostrou que mais de 80% dos lojistas realizaram vendas com promoções

Revista O Lojista - edição 152 - página 14 - 30/05/2017

O  sucesso do projeto "Rua de Compras, Entretenimento e Lazer" com sua primeira edição realizada no dia 7 de maio, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro,  foi confirmado numa pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), co-realizadora do evento, junto com a Associação Comercial, Sicomércio-VR e Prefeitura. Dos 62 lojistas entrevistados, 82% disseram que realizaram vendas com promoções. Ainda, segundo levantamento, 52% deles trabalharam com metade do efetivo no dia da ação, precisando buscar apoio.

No geral o evento, que levou mais de 25 mil pessoas à Amaral Peixoto, foi elogiado por todos com destaque para as críticas quanto ao estacionamento e ao trânsito, além de questionamentos quanto ao local da fechamento da avenida para os veículos, sugerindo ainda, uma divulgação maior do evento para a população.

Os dados foram apresentados numa reunião de avaliação dois dias depois do evento. Cerca de 47 lojistas compareceram à reunião também estavam satisfeitos com o resultado do primeiro "Rua de Compras". Também foi feito um pedido de socorro ao Poder Público com relação às condições da avenida que, segundo os empresários está abandonada.  “Nossa avenida é a pioneira no comércio da cidade e tem sido esquecida pelas autoridades. Agradecemos a ação realizada, mas exigimos mais respeito com a avenida e seus comerciantes. Precisamos incentivar o crescimento e a valorização profissional”, destacou Alfeu Olival Barreto, comerciante há muitos anos da Amaral Peixoto.

O diretor de Divulgação da CDL de Volta Redonda e diretor do Canal 36, Jader Costa, apresentou vídeos da cobertura e as fotos que comprovam o indiscutível sucesso do evento. “Fazer parte da equipe de trabalho do Rua de Compras foi um privilégio. Apesar do tempo reduzido pela greve geral, final de semana e feriado, conseguimos criar a marca do evento e dar suporte as ações de divulgação pelas entidades apoiadoras. Muitos que ajudaram, mesmo anônimos, compartilham esse sentimento de orgulho pelo sucesso alcançado”, destacou.

Para o presidente da CDL, a ação superou todas as expectativas. “O comércio precisava de uma ação como essa. O nosso papel é apoiar atividades dessa natureza e nos orgulhamos de ter ultrapassado nossas melhores expectativas com relação ao Rua de Compras. A CDL é a casa do comerciante e está aberta para ações que fomentem o melhor atendimento dos clientes e promovam vendas. Aqui, tivemos além disso, uma rua de lazer com entretenimento e alimentação, em total harmonia com o comércio já estabelecido”, destacou Adriano Santos.

Reunião contou com lojistas, entidades e Poder Público

Estiveram presentes os presidentes das entidades apoiadoras, Aciap, Sicomércio, e a CDL Volta Redonda. A prefeitura foi representada pelo secretário de Desenvolvimento e Turismo, Joselito Magalhães, que também é presidente da Aciap-VR, e o vice-prefeito Maycon Abrantes. Todos foram unânimes em pedir ao Poder Público e às entidades novo apoio na realização na avenida Amaral Peixoto de ação semelhante.

A próxima foi definida pra 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados. Os resultados animaram todos os comerciantes que há muito não recebiam um público como esse. Muitas melhorias foram propostas para os próximos, o que foi anotado pela assessoria da SMDET e pelas entidades para serem avaliadas e implantadas, posteriormente.

O vice-prefeito destacou que o novo governo está trabalhando para a valorização do comércio local, com foco na geração de novos empregos. Citou a aprovação da lei que abre a livre negociação do horário, respeitados os acordos coletivos, para que mais funcionários possam ser contratados, mesmo que, temporariamente, ou a melhor remuneração dos atuais. "É preciso destacar a importância do respeito às horas de trabalho previstas em lei", ascrescentou.  O respeito aos direitos trabalhistas também foi reforçado pelo vive-presidente do Sicomércio, Alberto Lass, quando apresentou aos lojistas o acordo atual com o sindicato e as obrigações dos lojistas. "É preciso respeitar a lei e a carga horária, assim, como pagamento de horas-extras, lanches, entre outros benefícios", disse.