Dia da Liberdade Sem Impostos é sucesso com venda de gasolina a R$ 1,81 o litro

Revista O Lojista - edição 152 - página 22 - 07/06/2017

No dia 1º de junho, o Dia da Liberdade de Impostos, DLI, consumidores da cidade de Volta Redonda puderam abastecer seus carros sem a cobrança de impostos. O primeiro a receber a senha para conseguir abastecer sem imposto chegou ao Posto Beira Rio, da Rede Brasil, no Retiro, com 24 horas de antecedência. No total, foram distribuídas cem senhas e cada dono de carro pôde abastecer 20 litros com pagamento em dinheiro. Antes da meia-noite, pelo menos 70 carros já estavam estacionados na fila aguardando a senha.

Mais que uma promoção, o DLI é uma ação de conscientização da população sobre a alta taxa tributária. O povo brasileiro trabalha do dia 1º de janeiro, até o dia 1º de junho, apenas para pagar impostos. Ao todo são 153 dias trabalhados. “Nós somos o 8° maior pagador de tributos do planeta. Pagamos como primeiro mundo, mas temos serviços de terceiro mundo. Usufruímos de serviços precários e, por isso, temos que complementar pagando plano de saúde e escolas particulares, por exemplo. Nós queremos lutar pela reforma tributária e pelo fim da corrupção”, disse Gilberto Paiva, presidente da CDL Jovem.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), Adriano Santos, reforçou que a ação é importante para chamar a atenção dos impostos praticados no Brasil. “Quando a gente mostra quanto se paga de impostos e quanto o produto poderia custar bem menos para o consumidor, as pessoas entendem que essa luta não é só nossa, dos empresários. É de todos, porque todos nós somos consumidores e pagamos muito caro para não ter retorno em serviços públicos, por exemplo, onde os impostos deveriam ser aplicados. É fundamental que aconteça a reforma tributária. Só assim, vamos conseguir retomar o crescimento e gerar mais empregos. A ação deste ano foi um sucesso mais uma vez.”, acrescentou.

Maicon Araújo, gerente do Posto Beira Rio, disse que a parceria foi formada para mostrar a população o que realmente se paga de imposto, em cima dos produtos consumidos. “É um projeto muito bom, a população, tendo consciência dos tributos, pode lutar para requerer seus direitos. Desse jeito, até a qualidade de vida seria melhor, pois sobraria um dinheirinho para investir, contou o gerente.

Neste ano, o projeto foi além. Foram distribuídas senhas para os cem primeiros carros na fila, 20 a mais do que no ano passado. Além disso, nesta edição, os consumidores puderam abastecer cinco litros a mais do que na edição passada, totalizando 20 litros de combustível a R$ 36,36. O litro do produto foi vendido por R$ 1,81, menos da metade do preço do combustível na cidade.

Consumidores madrugaram para abastecer

A maioria das pessoas, que estavam aguardando para abastecer, não queria só aproveitar o desconto. Elas também aderiram à campanha como forma de protesto para mostrar a indignação com o alto valor dos impostos. Essa consciência foi o que motivou o primeiro da fila: o motorista Adilson de Moraes Batista.  “Eu fiquei direto, cheguei um dia antes. Só saí para lanchar e ir ao banco. É muito bom ter esse tipo de manifestação, para termos certeza de quanto somos roubados. Porque isso não é imposto, é roubo. É preciso sim pagar impostos, mas não temos retorno disso. A CDL está de parabéns é um ótimo projeto. Eu não vim simplesmente para colocar 20 litros de gasolina, vim em forma de protesto”, contou Adilson.

José do Carmo, pedreiro, chegou às 21h30min da noite anterior. “Tudo começa pequeno, eu creio que possa virar uma grande mobilização e trazer um bom resultado. Toda e qualquer economia que a gente puder fazer, frente a essa crise, nós precisamos fazer. Mesmo que os resultados dessa mobilização não venham para mim, faço isso pelos meus netos”, explicou.

Wesley Silva Paulino, almoxarife em um hospital, chegou ao posto às 21h40, e foi o trigésimo primeiro da fila. “Eu vim com meu pai, meu primo e meu tio, cada um com um carro. O que a gente paga de imposto é um absurdo, pois o petróleo é nosso. Essa iniciativa da CDL é uma boa, pois a gente consegue ver e, mais para frente, se lembrar dessas ações nas eleições, que já estão chegando. Só o povo pode mudar essa realidade”, falou.

A balconista Raquel Aparecida Resende foi a centésima pessoa a abastecer. “A sensação de chegar a tempo foi maravilhosa. O projeto é importante para a gente ver o tanto de imposto que é cobrado sobre a gasolina e sobre tudo. Eu cheguei às 3 horas da manhã e essa ação é ótima e produtiva para conscientizar as pessoas sobre os impostos. Tomara que consigamos nos reeducar para lutar pelos nossos direitos”, disse.

O DLI é nacional

A campanha “Dia da Liberdade de Impostos” foi idealizada pela CDL Jovem Nacional e, nesta edição, teve como tema “Imposto Não é Brincadeira”. Doze estados se mobilizaram e venderam carros e gasolina sem impostos.

Por que gasolina?

Segundo Gilberto Paiva, presidente da CDL Jovem, a escolha do posto de gasolina foi feita na maioria das cidades que realizaram o DLI pelo impacto do produto na economia brasileira. A taxa de gasolina é muito alta, 56,08%, e representa um produto de primeira importância.