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Rua de Compras no Retiro atraiu 70 mil pessoas

Revista O Lojista - edição 152 - página 16 - 14/06/2017

A segunda edição da “Rua de Compras, Entretenimento e Lazer”, dessa vez na Avenida Sávio Gama, no Retiro, também foi um sucesso. O evento realizado no dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados, atraiu pelo menos 70 mil pessoas, durante todo o dia. Com a avenida fechada para os carros, as lojas funcionaram de 10 até as 18 horas. Além das promoções, durante o evento, os consumidores puderam participar de atividades de lazer, de saúde, além de uma praça de alimentação montada com food trucks. 

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Os lojistas que participaram da Rua de Compras ficaram muito satisfeitos com o evento. Luís Cláudio Ávila, sócio da Empório Brasil, contou que percebeu a presença de mais pessoas que não são do bairro: “A nossa loja estava lotada. Fizemos muitas promoções. O lojista tem o dever de trazer novidades”, comentou.

Para Ademar Esposti, das Casas Cipã, um dos lojistas mais antigos do Retiro, o evento  “Rua de Compras” superou todas as expectativas, pois muita gente que não conhecia o bairro teve a oportunidade  de vir e fazer compras. “Com certeza voltarão outras vezes, e isso é o que todo lojista quer. Nisso a Rua de Compras ajudou muito. Parabéns a todos”, acrescentou.

Os consumidores também ficaram satisfeitos com o projeto. Thiago de Araújo Alves,  vendedor de 29 anos, disse que achou os preços bons. “Eu vim à procura de calçados e roupas, e foi o que eu mais gostei. Eu moro perto da avenida e foi a melhor coisa que puderam fazer aqui”, contou.

Nair Barbosa da Silva, a aposentada de 76 anos também se mostrou satisfeita. “Eu estava passando, vi o salão aberto e aproveitei pra fazer um corte de cabelo e bater papo. Estava tudo muito bom e pertinho de casa é muito melhor”, disse.

A “Rua de Compras” é uma iniciativa da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e foi abraçada pelas entidades de Volta Redonda. O objetivo do evento é incentivar a economia da cidade, sem deixar de oferecer lazer e diversos benefícios à população. 

Rua de compras superou expectativas

A segunda vice-presidente da CDL-VR, Élida Leal, que representou o presidente Adriano Santos, disse que o projeto é ideal para fazer com que a cidade não sofra tanto com a crise econômica nacional. “Com esse incentivo, os lojistas tiveram uma motivação para fazer promoções e divulgação da loja. E, para a população, foi uma chance de lazer, uma oportunidade para passar o dia com a família e ainda fazer compras”, acrescentou Élida.
O presidente do Sicomércio, Jerônimo dos Santos, elogiou a estrutura montada pela prefeitura para o evento. "Estamos muito orgulhosos de ver o quanto o projeto cresceu da primeira para a segunda edição. Mesmo com duas cidades vizinhas promovendo também projetos parecidos, baseados no de Volta Redonda, a cidade mostrou sua força. Foi um mar de gente”,  analisou o presidente. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, a Rua de Compras, nesta segunda edição, veio mais consolidada. “Aqui percebemos uma adesão de quase 100% dos lojistas e eles fizeram ações muito interessantes ao longo da Avenida, vários projetos sociais, ações de divulgação e isso dá o resultado que a gente vê: um sucesso absoluto da Rua de Compras que nos faz crer que podemos dar um andamento a esse projeto, que vai contemplar outros centros comerciais da cidade”, disse o secretário.

Samuca Silva disse que sua missão como prefeito da cidade está sendo cumprida. “Ver a avenida com mais de 70 mil pessoas deixa o coração muito feliz. Esse é o fruto de várias secretarias juntas, além da parceria com as entidades. Isso mantém a empregabilidade e o empresário sai satisfeito. Queremos sempre aprimorar o projeto Rua de Compras para que ele esteja melhor, com mais atrações, ações e atrações voltadas para a população”. Volta Redonda teve em março e abril saldo positivo de emprego, na contramão do saldo da região Sul Fluminense, conforme o prefeito.

Evento Rua de Compras torna-se auto-sustentável

Um desafio desde a criação do projeto RUA DE COMPRAS era torna-lo auto-sustentável, com a participação de apoiadores, com resultado institucional para as entidades e apoiadores e para os lojistas. A edição do bairro Retiro, não bateu apenas Record de público, mas também de tempo de maturação do evento, que ganhou na Avenida Sávio Gama, uma administração mais profissional e permitiu o custeio do evento com excelentes resultados de imagem para todos os apoiadores.

Muitos Lojistas entenderam a importância desse apoio e voluntariamente tornaram-se Lojistas apoiadores, auxiliando o investimento em mídia para trazer mais público para o evento. “O investimento foi pequeno, mas estamos contribuindo para o sucesso do nosso bairro ao apoiar a divulgação do Rua de Compras aqui. Todos saem ganhando, porque o cliente vai voltar aqui outras vezes”, comenta Ademar Esposti, da Cipã Magazine. “Quem ganhou com isso foi o Retiro, precisamos fazer a nossa parte, mesmo que pequena”, complementa.

“Para um projeto idealizado pelo Poder Público, o apoio das entidades é fundamental para que cresça em número de participantes e a cada edição traga mais qualidade para os Lojistas e para o público consumidor. Por isso o patrocinador acreditou no evento, que se apresentou de maneira profissional e entregou a todos o que foi prometido, sedimentando a credibilidade das entidades e a participação do público”, comenta Jader Costa, diretor de Divulgação e Novas Tecnologias da CDL, que coordenou o  projeto no Retiro.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir