REGIME TRIBUTÁRIO FEDERAL Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real?

Revista O Lojista - edição 152 - página 12 - 30/05/2017

Todo empresário busca para sua empresa a melhor maneira de diminuir os custos e, consequentemente, aumentar sua margem de lucro. São diversos os fatores que influenciam nesta análise, como por exemplo, cotação junto aos fornecedores para buscar o menor preço, transporte, contratação de funcionários, adequação das despesas operacionais, preço de mercado e, principalmente, pagar o mínimo de impostos e contribuições.

No que diz respeito à tributação de impostos da empresa, a grande dúvida é qual o regime tributário adequado para a empresa. Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional?

Para responder a esta dúvida, é extremamente importante um estudo tributário minucioso. Cada um desses regimes tributários tem as suas particularidades. O sistema tributário brasileiro é muito complexo e são muitos os fatores que influenciam nesta decisão. Precisa-se analisar a atividade econômica da empresa, quantidade de funcionários, custo operacional, faturamento, dentre outras situações.

Pode acontecer de duas empresas que desenvolvam a mesma atividade, uma se enquadrar como Simples Nacional e a outra como Lucro Presumido, por exemplo, justamente por conta das variáveis aqui relatadas.

Por isso, é imprescindível que o empresário contrate um profissional contábil que possua um vasto e aprofundado conhecimento técnico nestes três regimes de tributação e na legislação tributária, não só no âmbito federal, mas também no âmbito estadual e municipal.

Deve ser feito um cuidadoso estudo tributário para verificar qual é o melhor regime de tributação a se optar para que a empresa alcance os resultados esperados. Além disso, o profissional precisa estar atualizado na área de tecnologia em relação à evolução das ferramentas utilizadas para prestar informações ao fisco.

* Leandro Cunha Glória é contador e presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Volta Redonda (Aescon-VR) e sócio-diretor da Glória Contabilidade