Notícias

Coluna Desenvolver-se

Revista O Lojista - edição 177 - página 13 - 24/09/2019

Importante ressaltar que não sou neurocientista, nem especialista em cérebro. Apenas prefiro manter o foco dos meus alunos no que realmente é importante, pois as palavras transformam nossa maneira de aprender e ter foco. Por exemplo, quando estou com uma turma cheia de pessoas de exatas, eu falo de uma maneira, quando o maior público é de humanas, eu falo de outra.  

Em nosso último encontro no mês de agosto, falamos sobre diálogo. Se você não leu é só acessar nosso site cdlvr.org e ler a versão online da revista O LOJISTA de agosto. Nela, conhecemos um pouco mais sobre diálogo, como preparação para hoje, continuarmos a falar dos três sujeitos essenciais na busca do autoconhecimento, falaremos do cérebro e de duas de suas dimensões, grandes responsáveis pela maior contradição da mente humana, “O diálogo interno”. Contradição, pois assim com um grande trunfo, o dialogo interno pode ser também uma grande prisão. As dimensões que estou falando você já deve imaginar quais são, a consciência e a inconsciência. 

Já faz um tempo que assisti um vídeo muito interessante, “O Profissional do Futuro de Michelle Schneider”, no qual ela diz que muitas pessoas confundem inteligência com consciência. Inteligência é a capacidade de resolver problemas; e consciência é a capacidade de sentir. No dicionário, a definição de consciência é: 

  1.  Sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior.
  2. Sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais.

Existem várias definições para consciência e, durante muito tempo, viajei em um mar de complexidade, perdendo um tempo que não volta mais, filosofando sobre o que é ou não é consciência. Hoje penso que consciência nada mais é que tempo, tempo para respirar, tempo para observar, tempo para refletir ou simplesmente não fazer nada, porque só assim somos capazes de ouvir o mundo a nossa volta e assim sentir o que devemos ou não fazer, o que devemos ou não sentir e dar valor ao que é realmente importante, em outras palavras, tomar as rédeas da nossa vida. 

Namastê...

*Rafael Mendes é diretor de Comunicação e Tecnologia da CDL de Volta Redonda

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir