Espaço CDL Jovem

Revista O Lojista - edição 177 - página 12 - 24/09/2019

A diretoria da CDL Jovem de Volta Redonda está engajada numa causa muito importante: a doação de sangue. No dia 20 de agosto, os diretores Thaís Sousa (Mobilização), Paulo Ricardo Pereira (Franquias e Oportunidade) e Paulo Roberto Docca (vice-presidente), estiveram no Hospital São João Batista, onde funciona o hemonúcleo para doar, como uma forma de conscientização, e também para ajudar a suprir a carência do banco de sangue. A ideia é que cada três meses, eles se reúnam para fazer a doação e convide amigos.

“Eu já sou doador e achei importante sensibilizar a diretoria, que gostou da ideia, e estamos estudando uma forma de tornar essa iniciativa mais constante, chamar os amigos, divulgar entre os associados, porque a doação de sangue salva vidas. Hoje, nós doamos, mas não sabemos quando vamos precisar ou até mesmo um parente. É um ato de amor pelo próximo”, disse Paulo Ricardo. Ele disse ainda que, apesar de muita gente achar que causa dor doar, é super simples e indolor. “Além disso, fazer o bem ao próximo é recompensador”, acrescentou.

A coordenadora do hemonúcleo, Cristina Guimarães de Nascimento, elogiou a iniciativa, ressaltando a importância da doação. “É muito importante, uma instituição como a CDL apoiar essa causa, levar informações para seus associados, porque quanto mais pessoas doar, mais poderemos atender, principalmente, as emergências. Só uma doação pode usada em até quatro pacientes, porque, conseguimos tirar componentes específicos para cada situação que o paciente precisa”, disse. Ela lembrou que o banco de sangue do Hospital São João Batista, funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13 horas. “Somos um hemonúcleo que atende a cinco unidades hospitalares da região e precisamos de todos os tipos de sangue”, acrescentou.

Quem pode doar:

- Pessoas entre 16 e 69 anos. Menores de 18 precisam de autorização de um responsável, fornecida pelo hospital, com um documento original de quem assinou, e maiores de 60 só podem doar, se já forem doadores;

- Estar se sentindo bem;

- Pesar mais de 50 quilos;

- Homens podem doar a cada dois  meses e mulheres a cada três meses;

- Apresentar documento com foto.

Quem não pode doar:

- Quem já teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
- Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Cuidados para doação

- Estar bem alimentado;

- Evitar comida gordurosa e bebida alcóolica.