Revista O Lojista - edição 177 - página 6 - 24/09/2019

Em outubro tem uma das datas mais importantes do ano para o comércio: o Dia das Crianças. No ano passado, segundo dados apresentados pela Serasa Experian, as vendas aumentaram 3,1%, o que representou a maior alta desde 2017. Essa alta traz confiança para o comerciante e gera expectativa para um aumento ainda maior em 2019, em torno de 5%. Em Volta Redonda, os lojistas estão otimistas com a data.

“É esperado um aumento significativo nas vendas, tendo em vista que o segmento de roupas infantis cresceu muito em relação aos anos anteriores nesse período de Dia das Crianças. As crianças por terem mais informações por meio do mundo digital têm optado por roupas. Com isso, se espera em média um crescimento de 10% nas vendas” falou Patrícia Benjamim Ferreira, proprietária e administradora da loja Paty kids.
Por ser um público bastante particular, o mercado infantil/juvenil vai na contramão dos outros setores, que apresentaram queda. É importante que os lojistas aproveitem a ocasião para apresentar as suas variedades de produtos e suas formas de pagamento, sempre buscando identificar, entender e atender corretamente as necessidades do cliente.

Esse é o caso da Paty Kids que passou a aumentar a faixa etária de suas roupas “Hoje a Paty kids atende o publico de 0 a 18 anos. Bem diferente de quatro anos atrás que trabalhávamos de 0 a 12 anos, com o crescimento de nossos clientes comecei a procurar uma forma de mantê-los e deixá-los satisfeitos. Com a extensão dos tamanhos, hoje conseguimos atingir também o publico teen que é um grande diferencial da Paty kids até mesmo para quem procura presentear os adolescentes. Tendo em vista que nessa idade que não se é adulto e nem criança, a roupa voltada para essa idade acaba sendo uma ótima opção para se presentar”.

E como toda data comemorativa sempre há uma procura maior quando o dia se aproxima, as compras de última hora sempre farão parte da rotina dos consumidores. Mesmo com muita gente se preparando e comprando antes, para ajudar seus clientes, a loja aderiu às vendas online também. “As pessoas andam com tempo muito corrido e normalmente os dias que antecedem ou no mesmo dia há um grande aumento nas vendas. Conseguimos facilitar a vida de nossos clientes para evitar as compras de ultima hora com as vendas através de redes sociais, como Facebook, Instragram e WhatsApp. Dessa forma se pode escolher os presentes pela foto” disse.

A data além de importante para os pequenos, também é ótima para os lojistas que já podem sentir como será o aumento de vendas também para o fim do ano. As vendas do mês de outubro funcionam como um termômetro, dando uma ideia do movimento em dezembro, considerando que muitos pais compram já pensando também no Natal “Com as vendas de outubro já dá para se basear, com certeza, de como será dezembro, pois com o aquecimento das vendas e a preferência por roupas das crianças aumentando, esse cenário positivo fica bem visível”.