Comércio & Serviço

Revista O Lojista - edição 173 - página 14 - 06/05/2019

O Brasil é um país onde cada vez mais o número de jovens empreendedores cresce. Essa nova safra de empresários tem um perfil moderno e inovador. Quem afirma isso é a Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, em pesquisa realizada. Volta Redonda não ficou para trás e seguindo esse movimento, em 2004, surgiu a empresa Pulso Consultoria.

O empreendimento é uma empresa-júnior fundada por estudantes da Universidade Federal Fluminense, de Volta Redonda. Eles prestam consultoria nas áreas de Engenharia e Administração, onde desenvolvem projetos para criação de soluções e melhorias em negócios já existentes e também para novos empreendedores. A presidente da empresa, Vitória Guerra, falou sobre o funcionamento, projetos e parcerias da Pulso.

O LOJISTA: Como funciona o serviço de vocês?

Vitória Guerra: Somos uma empresa-júnior de consultoria em gestão de negócios e soluções de engenharia, formada e gerida por estudantes, que atuam em diversos segmentos, como por exemplo: financeiro, operacional, marketing, estratégico e também com os projetos de engenharia. Esses estudantes são da UFF Vila (polo de engenharia) e da UFF Aterrado (Administração e Contábeis). Por meio da realização de projetos, buscamos colocar todos os conhecimentos adquiridos na faculdade em prática.

O LOJISTA: Como vocês mantêm o projeto financeiramente?

Vitória: Todos os projetos têm custo, por isso, nós vendemos todos eles por um valor determinado e o lucro com a realização desses projetos é totalmente revertido em capacitação para todos os membros. Por exemplo: se fizermos um projeto de controle financeiro, então, os membros precisam entender mais sobre excel, se capacitar com os professores, aí, investimos neles com a venda do projeto. Não recebemos salário, por exemplo, pelo serviço que prestamos, conseguindo assim que nosso custo seja cerca de dez vezes menor que o do mercado sênior.