Informação & Ação

Revista O Lojista - edição 171 - página 25 - 07/03/2019

1. Ajustar contratos para caber nas necessidades da empresa.
Toda empresa utiliza diversos serviços para funcionar, como internet, telefone, limpeza e contador. Todos pagos mensal ou anualmente. É nesse momento que é necessário verificar se faz sentido pagar por um serviço maior do que a demanda. Por exemplo: fazer ligações fora da franquia contratada custa caro. Contratar um plano empresarial com chamadas ilimitadas e internet sem bloqueio é uma solução.

2. Nem sempre comprar em grandes quantidades é economia.

Como resistir àquela promoção de 2000 folhas de papel por bem menos? É preciso levar em consideração quantos meses se leva para consumir tudo isso. Com esse montante em uma tacada só, é mais eficiente investir em outras despesas para não deixar esse dinheiro parado. Fluxo de caixa é essencial para pequenas empresas, e compras devem ser feitas com moderação.

3. Trabalho remoto em empresas traz economia (home office).
Essa é uma tendência do mercado trabalho no mundo todo e que tem funcionado em diversas indústrias. Segundo pesquisa da Global Workplace Analytics, 50% das empresas americanas têm esse formato de trabalho. Sendo que 88% das pessoas têm vontade de trabalhar de casa. Além dessa disposição dos dois lados, há a vantagem econômica: redução no custo da eletricidade, água, espaço físico (você pode alugar salas menores) e vales-transporte. Novamente, investir em comunicação é mais em conta, como planos empresariais de celular para todos ficarem conectados.

4. Contratar estagiários
Existem diversas tarefas em empresas com níveis de complexidade baixo, mas que tomam tempo de funcionários de tempo integral. Como diz o ditado, “tempo é dinheiro”. Além do mais, o estagiário pode vir a ser um funcionário CLT de custo baixo no futuro. O treinamento e evolução in-house é mais em conta que contratar de fora.

5. Negociar empréstimos com melhores taxas
É raro ver uma empresa que não tenha utilizado de créditos financeiros para fazer a máquina rodar. Especialmente no primeiro ano. Só que de empréstimo em empréstimo, pode haver um acúmulo de juros, aumentando as despesas anuais. Para evitar isso, recalcular todas as dívidas e contratar um único empréstimo para pagar tudo é uma dica de ouro. Assim, será um único juro em condição mais favorável de pagamento.