Revista O Lojista - edição 171 - página 28 - 07/03/2019

As franquias têm sido um dos principais tipos de investimento atualmente. A vantagem de ter um franqueador que vai prestar assistência e suporte é um dos fatores que mais pesam na hora de escolher um negócio, principalmente, para quem quer se tornar empresário, mas não tem tanta ou nenhuma experiência em gestão comercial. Mas, como em todas as áreas, o ideal é que se pesquise bem antes de optar por uma franquia, levando em conta, inclusive o local onde pretende instalar a empresa.

Algumas franquias são mais populares como, por exemplo, as do setor de alimentação. Entretanto, alguns outros segmentos vêm surgindo e conquistando seu espaço. Aqui na região, a escola de programação Happy Code, que fica no Aterrado, é um exemplo disso. Eles fazem um trabalho de desenvolvimento das habilidades da criança, através da programação.

“A tecnologia faz parte do dia-a-dia, é importante prepararmos as crianças para o dia de amanhã. Ensinamos o desenvolvimento de aplicativos, robótica (IOT Maker), curso de youtuber, entre outros. A programação é o inglês de 20 anos atrás, essencial para o futuro dessas criança e vai fazer a diferença quando entrarem no mercado de trabalho”, afirmou Leandro Rodrigues, diretor da franquia de Volta Redonda.

Apesar do suporte, o franqueado também enfrenta alguns desafios, como conquistar o cliente. Para Stefani Leite, responsável pelo setor de marketing e estratégia do Espaço Juliana Paes, que fica na Rua 33, na Vila Santa Cecília, um trabalho que precisa ser feito com um excelente atendimento e profissionalismo. “Nós precisamos ir mostrando pouco a pouco que o espaço é para todos. Às vezes, as pessoas confundem, achando que devido ao nome, localidade e estrutura, os preços são elevados, mas, mostramos que o serviço de alta qualidade pode ser acessível também”, afirma.

As franquias movimentaram cerca de 180 bilhões de reais em 2018, proporcionando emprego para mais de 1,3 milhões de pessoas, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A projeção é de que neste ano o aumento seja de 5% a 6% em relação ao ano passado, tornando o setor um dos melhores para investimento.