Saúde em Dia

Revista O Lojista - edição 171 - página 30 - 07/03/2019

Hoje o mundo corporativo exige um controle cada vez maior s demandas emocionais. Jornadas imprevisíveis e, geralmente, longas de trabalho já são rotina de empresários e executivos. Pressões de todos os lados pela busca de resultados, listas intermináveis de tarefas, manejo de situações conflituosas, dificuldades da equipe e ainda a cobrança da família acabam gerando sintomas como dores de cabeça, esgotamento físico e/ou mental e, consequentemente, o estresse. Esta já é uma causa comum do fracasso de pequenas empresas e ainda atinge todos os segmentos da vida, inclusive o pessoal, virando tudo de pernas para o ar.

Você sendo um empresário, geralmente, precisa lidar com áreas diversas como a produção, o marketing, vendas, contabilidade, etc. Enquanto gerir todas essas tarefas é algo fundamental para o seu negócio, estar em excelentes condições para dar conta de todas essas responsabilidades se torna ainda mais importante para alcançar bons resultados.

A forma de encarar as demandas do dia a dia altera completamente o modo como nosso organismo reage. Se a pessoa compreende a situação como um problema, isso será altamente prejudicial, mas se ao invés disso ela perceber como um desafio, provavelmente, os resultados serão mais produtivos.

Para evitar o estresse, em um primeiro momento, é preciso identificar o que está causando o problema e destacar os pontos que geram a causa. Com essa informação em mãos, o empresário pode definir como lidar com a situação.

Para auxiliar, listamos quatro dicas fundamentais para aliviar o estresse:

1. Defina suas prioridades: Saber valorar cada tarefa do seu dia a dia de forma adequada ajuda a evitar distrações que possam prejudicar o andamento do seu negócio.

2. Reavalie a sua agenda: Saiba identificar o que realmente é importante para você realizar nos próximos meses. Trabalhe com planejamentos semanais. Lidando com metas menores, você terá mais facilidade em administra-las. Use suas prioridades.

3. Defina o tempo certo para cada coisa: Determine os horários que você irá utilizar para o trabalho e os horários que você dedicará à sua casa. Planejar adequadamente seus horários fará você priorizar o seu tempo, delegando funções desnecessárias, mantendo o seu trabalho em andamento e permitindo ainda aproveitar momentos de laser com a sua família.

4. Não faça tudo sozinho: Saber delegar funções é uma tarefa importante dentro de qualquer departamento na empresa. A função do empresário é usar seu tempo para desenvolver novos mercados, criar estratégias, reduzir custos e conduzir seus funcionários. Reconheça suas reais atribuições dentro da empresa e delegue funções secundárias ou rotineiras. Aquilo que puder ser feito sem a sua presença, pode ser repassado para aumentar o rendimento do seu tempo.

FONTE: PORTAL CEDEM-SP