Comércio & Serviços

Revista O Lojista - edição 171 - página 27 - 07/03/2019

Imagine encontrar, num mesmo lugar, ferramentas digitais para saber os clientes que você atende, um carro de som, promotor, panfletista, o serviço certo para decoração, promotor e mais 50 outros tipos de ferramentas, tudo no mesmo lugar. E ainda com uma equipe multifuncional, preparada para todo esse trabalho. Esse é o trabalho oferecido pela Ativa Live Marketing, empresa que disponibiliza todo esse serviço de forma prática por meio de um sistema de assessoria, consultoria e produção.

A organização, que está há mais de cinco anos atuando na cidade de Volta Redonda, no bairro Conforto, tem expertise na área de marketing de experiência. O empresário, Guilherme Bichara, observou a necessidade de trazer esse segmento para a região que, segundo ele, tem empresas de muito potencial. A Ativa conta com 15 colaboradores, que trabalham como uma engrenagem, todos com a mesma importância.

O LOJISTA: O que é exatamente o live marketing?

Guilherme Bichara: Como o nome já diz, é ao vivo. O consumidor vai ter um contato direto com a marca e levar uma lembrança dela, a partir disso, a assimilação da marca ou produto, será muito mais fácil. O objetivo é realizar ações que vão marcar o cliente. Criar experiências de todos os tipos, como olfativas, de tato, emocionais, entre outras. Por exemplo, em uma loja de roupas, já propomos utilizar um cheiro que seja característico ao entrar no estabelecimento. Assim toda vez que o cliente sentir esse cheiro, vai associar a loja, deixando essa marca que queremos.

O LOJISTA: Qual é a diferença entre o marketing tradicional e o live marketing?

Guilherme: O tradicional utiliza muito a mídia, de maneira mais simples onde se mostra o que é o serviço e, dentro disso, o que você pode oferecer para ele e ponto final. Já o live marketing faz um caminho mais profundo, onde além de mostrar o serviço, você leva experiências de interação com o consumidor, o que te dá um retorno muito maior. Você dá informações para o consumidor, tanto quanto recebe dele também. Uma via de duas mãos.

O LOJISTA: Qual a importância da utilização para os empresários, especialmente, nessa era digital que vivemos?

Guilherme: A ideia do live marketing é criar um relacionamento com o consumidor de forma que ele se torne um promotor da sua marca ou produto. Isso funciona para todos os portes de empresas. Ele tem uma abrangência que mostra qual a necessidade do empresário para conseguir chegar até o consumidor e se conectar com ele. Isso antigamente era coisa de empresa grande, mas temos ações simples que podem ser utilizadas para que empresas de pequeno e médio porte consigam ter resultados tão bons quanto às de megaempresas.

O LOJISTA: Como pode auxiliar nas vendas?

Guilherme: Fazemos um trabalho de planejamento. O lojista tem que lidar com vários setores da empresa como financeiro, administrativo e os demais, portanto, muitas vezes, ele necessita de uma assessoria para chegar no seu principal objetivo que é vender. Por isso, seguimos três passos principais e que são a base dentro do nosso trabalho: a assessoria, consultoria e produção. A gente faz isso através de eventos, com o objetivo específico e claro de aumentar a venda, gerando negócios desde a inauguração, ações de fidelidade ao cliente, redes sociais até a utilização de outras várias ferramentas.

O LOJISTA: Qual a importância da parceria entre Ativa e CDL-VR?

Guilherme: A CDL-VR tem sido muito importante para nós, num processo de networking. Conhecemos muitos parceiros, lojistas e, principalmente, clientes. Participar dos eventos é essencial.  Os serviços de mídia são muito bem feitos, então tiramos proveito disso também. Temos tido resultado nesse trabalho da instituição de comunicação e de relacionamento criado com os lojistas.