Retrospectiva CDL-VR

Revista O Lojista - edição 169 - página 19 - 04/12/2018

RUA DE COMPRAS
O projeto, lançado em 2017, foi um sucesso, sendo promovido nos principais pontos comerciais da cidade, visando contribuir para alavancar as vendas, envolveu, além da CDL-VR, a Associação Comercial, o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio-VR) e a Prefeitura de Volta Redonda.

Sempre realizado aos domingos, próximo a datas especiais para o comércio, o projeto atraiu quase um milhão de pessoas nas nove edições realizadas nos dois anos de ações.  O projeto “Rua de Compras” foi promovido nas principais avenidas comerciais de cada bairro e ruas vizinhas, como a Amaral Peixoto (Centro), Paulo de Frontin (Aterrado), Sávio Gama (Retiro), Vila Santa Cecília e Rua Jayme Martins (Santo Agostinho).

A população pôde aproveitar ofertas que chegaram a 70% de descontos, um dia inteiro sem carros nesses pontos para dar mais tranquilidade e conforto, sem se preocupar na hora de atravessar a rua. Cada lojista também promoveu ações para atrair os clientes, com a contratação de bandinhas, personagens que chamam a atenção das crianças, distribuição de pipocas, picolés e muitos outros atrativos. Para as crianças, foi montada toda uma estrutura de brinquedos infláveis em todas as edições. E, claro, a gastronomia também ficou em alta com os food trucks, que deram um charme a mais ao evento.

HAPPY HOUR EMPRESARIAL
Uma tradição entre os associados da CDL-VR, o Happy Hour foi mantido, mas foi repaginado, para concentrar apenas a presença de comerciantes de bens e serviços, sendo também uma oportunidade para empresas parceiras divulgarem seus produtos. Também foi um espaço importante para divulgar campanhas institucionais para aumentar as vendas em datas importantes como o “Dia das Mães”, “Dia dos Namorados”, “Rua de Compras”, e “Natal”, além de manter os associados sempre bem informados dos projetos, serviços e ações desenvolvidos pela CDL-VR. Uma iniciativa também para proporcionar oportunidade de negócios para empresários da região e associados da CDL, possibilitando a eles aumentarem seus contatos e a troca de experiências.

ALMOCO EMPRESARIAL
Possibilitou aos associados, a oportunidade de ter um momento de descontração no meio do expediente, adquirindo conhecimento e compartilhando experiências com outros segmentos. A primeira edição recebeu o médico e presidente da Unimed-VR, Luiz Paulo Tostes, que falou sobre a importância da saúde dentro da empresa. O segundo almoço, contou com a participação especial do diretor da empresa Polo Construtora, Carlos Magno de Ávila, que focou em Construção Civil, o termômetro da economia. Já a terceira e ultima edição, teve o tema “Bares e Restaurantes”, setor que vem se destacando economicamente e crescido bastante. A palestra foi de José Carlos Pereira, sócio-proprietário da Frilat.

TENDÊNCIAS
Realizado pelo Sicoob CrediRochas em parceria com a CDL-VR é um dos eventos mais aguardados, reunindo mais de 1300 pessoas no Galpon Eventos, na Casa de Pedra, para celebrar o aniversário da CDL e oferecer conhecimento aos associados. Na primeira edição, em 2017, o palestrante foi o procurador da República, Deltan Dellagnol, que falou sobre segurança, corrupção e eleições. Já, este ano, a palestra foi com o jornalista William Waack, que também falou sobre economia, expectativa para 2019 e a influência das eleições. Nas das edições, depois das palestras, os convidados participaram de um coquetel de confraternização.

MESA CONTÁBIL
Um projeto inovador e focado na capacitação tributária para associados da CDL-VR, Aescon, advogados, empresários e contadores. Idealizado pelo diretor tributário, Evandro Glória, que trabalhou bastante com o objetivo de levar conhecimento aos contadores, atualizando-os sobre pautas de contabilidade. Foram realizadas 18 edições do Mesa Contábil em 24 meses, projeto que trouxe toda essas atualizações para os profissionais. Temas como Regime Tributário Federal, eSocial e Reforma Trabalhista, foram discutidos na sede da instituição.

RIO + VAREJO
Promovido em 2018, o projeto “Rio+Varejo” é um esforço de integração da entidade com a Federação de CDL´s do Estado do Rio (FCDL-RJ) para a defesa do comércio, uma atividade que emprega, gera riquezas e mantém viva a economia das cidades.