Campanha Nome Limpo, Crédito Forte

Revista O Lojista - edição 169 - página 15 - 04/12/2018

A CDL-VR realizou entre os dias 27 e 29 de novembro, a campanha “Nome Limpo, Crédito Forte”. O objetivo do projeto, realizado pelo menos duas vezes ao ano, é incentivar a negociação entre empresas e consumidores que tenham dívidas em atraso. Durante esses dias, os consumidores vão até à sede da CDL-VR, na Rua Simão da Cunha Gago, número 19, bairro Aterrado, e fazem uma pesquisa do seu nome para saber a onde estão devendo e possam renegociar as dívidas com as lojas, bancos e outras instituições. A consulta é de graça nesses dias.

O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, destaca a importância desta campanha na retomada da economia e, consequentemente, no fortalecimento do comércio. “Essa campanha é realizada todo ano com o objetivo de fortalecer o comércio e ajudar a população que está inadimplente. Agora que estamos num processo de retomada, é muito importante que o consumidor recupere o crédito e possa fazer compras, retomando seu equilíbrio financeiro de novo”, disse.

No Brasil, 32% da população estão com o CPF restrito, o que representa mais de 60 milhões de pessoas inadimplentes, segundo dados apresentados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A região que puxa esse número alto é o Sudeste, o que reforça a importância da campanha. Apesar desse número alto, a renegociação de dívidas em aumentando e chegou a crescer 4,3% neste ano, mas, em Volta Redonda, esse número é maior: ultrapassa a casa dos 6%.