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Dicas para aumentar vendas no final de ano

Revista O Lojista - edição 169 - página 10 - 04/12/2018

Com as festas de final de ano, a expectativa é alta quando o assunto é vendas. Nesta época, os consumidores estão mais dispostos a comprar e os empresários precisam redobrar a atenção se quiserem faturar ainda mais. “Não se preocupe em vender e, sim, em ajudar os clientes na compra”, afirma Carlos Cruz, diretor do IBVendas. Entretanto, é preciso se precaver para que o ano não comece no vermelho e com produtos “encalhados”. “Quando há uma supervalorização deste período de ano, o empresário acaba comprando muito”, afirma Diego Maia, presidente do Grupo CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas), em reportagem divulgada pela Revista Exame. 

A gente aproveitou algumas dicas para ajudar você, lojista, a vender mais neste mês de dezembro:


1. Avalie antes de fazer apostas

Antes de se antecipar e fazer pedidos para os fornecedores, faça uma pesquisa. Seja por meio da concorrência ou do seu público-alvo. É importante descobrir que produto ou serviço tem potencial de melhor desempenho nas vendas do final de ano. 

2. Gerencie o estoque

Os indicadores do estoque da sua empresa dizem muito da gestão que você está dando para o negócio.  O trabalho fica mais fácil com o auxílio de softwares de gestão, que dão uma visão panorâmica das vendas. 

3. Invista tempo no atendimento

Treine sua equipe de vendedores para que eles estejam munidos de todas as informações sobre os produtos da empresa. Independentemente da correria diária, o empreendedor deve dedicar alguns minutos para acompanhar os funcionários contratados recentemente. 

Nessa época do ano, não é incomum que o cliente tenha que correr atrás de um vendedor para ser atendido. Isso é péssimo para a loja. O atendimento ruim impede que as vendas sejam ainda melhores. E, com o treinamento apropriado, a fidelização do cliente acontecerá de forma natural.

4. Agilize as operações

Durante as compras no final do ano, ter que lidar com clientes difíceis ou impacientes pode fazer parte da rotina. Por isso, é recomendável se atentar quando há um problema nas máquinas de cartão de crédito ou até mesmo na operação do caixa. Por isso, o empresário tem que ficar atento às reclamações e tendo qualquer problema com a entrega do produto ou serviço, o cliente tem que ser comunicado.

5. Seja criativo nas promoções

A promoção ou a venda de combo de produtos similares são ações que contribuem para o aumento do ticket médio do consumidor. Então, ficar atento a campanhas, especialmente, nas redes sociais, é primordial para o sucesso das vendas.

FONTE: Revista EXAME

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Agência Interagir