Saúde em Dia

Revista O Lojista - edição 168 - página 29 - 08/11/2018

O mês de novembro é marcado pelo reforço nos cuidados com a saúde do homem. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre este público (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de que, até o final deste ano, cerca de 68 mil homens tenham a doença.

Ainda de acordo com o INCA, o câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. Quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

É possível prevenir a doença?

Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer de próstata. A Unimed Volta Redonda apresenta quais as principais formas de prevenir a doença:
- Ter uma alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividade física;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcóolicas;

Tratamento

Sempre com atendimento humanizado e pensando no máximo bem-estar de seus pacientes, o Hospital Unimed Volta Redonda conta com serviço diferenciado em Oncologia Geral, Onco Hematologia, Infusão de quimioterápicos, Cirurgias Oncológicas e Administração de medicações especiais (hematológicos e reumatológicos). Possui equipe multidisciplinar, composta por médicos oncologistas, enfermeiros especializados na área, farmacêuticos e psicólogos que oferecem atendimento humanizado.
O Hospital Unimed Volta Redonda atende cliente Unimed, particulares e outros convênios.