Comércio se prepara para o Natal

Revista O Lojista - edição 168 - página 16 - 08/11/2018

O período de final do ano é, sem dúvidas, o mais esperado para o comércio. As datas comemorativas, em especial o Natal, fazem com que as lojas fiquem cheias e, consequentemente, os lucros aumentem consideravelmente. Desde o meio do ano, os lojistas já começam a se preparar, pensando como aproveitar essa época tão aguardada. Agora, no mês de novembro, além da decoração, de contratações, o estoque também já começa a ser reforçado.

Ano passado, segundo levantamento realizado pelo Serasa Experian, as vendas aumentaram em 5,6%, resultado que significa o melhor atingido desde 2011 e que anima os lojistas para um crescimento ainda maior para 2018. O Natal em Volta Redonda será também uma oportunidade para quem está à procura de empregos. Cerca de 2 mil vagas devem ser abertas, sem contar as que já foram criadas com o shopping Park Sul.

Os lojistas da cidade já começaram a sentir os efeitos desse período do ano. Alessandra de Andrade, da Acazzo Modas, já vem reforçando o estoque e preparando para aumentar o quadro de funcionários. “Já começamos com as compras para deixar o estoque cheio e, a partir deste mês de novembro, começamos as entrevistas e contratações extras para melhorar ainda mais o atendimento”, destacou.

E como o fluxo de clientes aumenta neste período, os comerciantes também estão de olho em fidelizar o cliente numa disputa saudável da livre concorrência. Bom para os consumidores, porque as lojas se esforçam para conseguir um preço ainda mais acessível para quem vai às compras e gosta de pesquisar.

E é exatamente por isso que a proprietária da Ananda Jeans, Eliana Batalha, já vem se preparando para deixar tudo pronto a partir deste mês de novembro, dando uma atenção especial ao atendimento. “A diferença será o nosso preparo para atender os clientes que, no final de ano, sempre querem presentear os entes queridos e também renovar o guarda-roupas com as novidades que temos a oferecer, atualizar-se com as tendências da moda”, disse.

Dicas para vender mais nesta época:

• Planejamento: O período é o de maior movimentação do ano, portanto reforce o estoque, contrate mais pessoas se for necessário e procure estar preparado para tudo o que o cliente desejar.
  • Redes sociais: Divulgação é fundamental e nada melhor que fazer isso de maneira gratuita. As redes sociais são ferramentas fundamentais e de fácil acesso. Utilize!
  • Atendimento: Prepare sua equipe para que o atendimento seja diferenciado. Lembre-se que mais do que comprar, o cliente quer ter uma experiência bacana. Isso pode fidelizá-lo.
  • Decoração e promoções: Faça uma decoração atrativa e utilize promoções e campanhas que vão chamar a atenção dos clientes.