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Comércio já se prepara para vendas de fim de ano

Revista O Lojista - edição 167 - página 13 - 01/10/2018

O final de ano atrai uma maior movimentação de clientes do que em qualquer outro período do ano. Isso devido às datas comemorativas como Dia das Crianças, em outubro, e, principalmente, o Natal, em dezembro, por exemplo, e também devido à virada de estação. Geralmente, como faz calor, as pessoas saem mais para a rua e aproveitam para renovar o guarda-roupas, com o que é tendência para a nova estação. Mas o Natal continua sendo a principal data do ano. 

A data reúne famílias e amigos em encontros para celebrar o aniversário de Cristo. E uma forma carinhosa é a troca de presentes, que simboliza, a história dos três reis magos que foram visitar Jesus quando ele nasceu levando presentes. Essa tradição movimenta todos os setores da economia, porque, além de presentear, as festas também aumentam as vendas em diversos segmentos, como vestuário e gastronômico, incluindo os supermercados, por exemplo. 

A loja Emporium, de artigos domésticos e decorativos, tem a tradição de ser a primeira a fazer a decoração da festividade em Volta Redonda. “Entramos em setembro com a decoração, porque acreditamos que os clientes já vêm cada vez mais se preparando para comprar com antecedência e também cria esse clima gostoso da data. Como trabalhamos com decoração também, muitas pessoas gostam de deixar a casa com a cara do Natal e compram esses artigos antes”, afirmou o designer de interiores Diego Amorim. 

Ele ainda destacou a importância para o lojista de se preparar não só com os produtos, mas com conhecimento, estudando os produtos e preços para atraírem ainda mais o cliente. “É importante realizarmos campanhas e promoções para trazer essa sensação de bem-estar para as pessoas também. É uma data bastante emotiva”, disse.

A expectativa aumenta ainda mais para os lojistas após um primeiro semestre de crescimento em 2018. Ano passado, as vendas cresceram cerca de 5% pela primeira vez em três anos, segundo dados apresentados pela Agência Brasil. O que reforça a espera de aumento para este ano.

Para complementar as vendas, veja quatro dicas do Sebrae: 

1. Repense seu planejamento

Reveja como está a imagem da sua marca nos canais digitais, e aumente ainda mais a sua presença neles. Promova seus produtos através das mídias sociais, SMS e e-mail marketing. 

2. Incorpore o espírito natalino

Considere a possibilidade de lançar um microsite ou aplicativo dedicado ao tema, o que vai impulsionar ainda mais o engajamento dos clientes. Inclua imagens nos e-mails enviados e defina o layout como se fosse a sua loja física decorada com motivos natalinos, sinalizando ao cliente ou prospect que já está hora de pensar nas compras de Natal. 

3. Facilite a compra dos presentes

A venda direcionada é perfeita para aqueles que deixaram as compras para a última hora e não sabem o que levar. Com algumas perguntas estratégicas é possível orientar esse consumidor a encontrar o que ele precisa, encorajando-o também a retornar para futuras compras. 

4. Comemore o Ano Novo

Continue impulsionando as vendas com promoções pós-feriado ou com e-mails personalizados, enviando sugestões de produtos complementares ao que já foi adquirido. Informe também sobre prazos para a devolução e troca de presentes. 

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Agência Interagir