Central de Empregos

Revista O Lojista - edição 167 - página 14 - 01/10/2018

Volta Redonda deve gerar quase 3 mil vagas temporárias neste último trimestre do ano nos setores de varejo e serviço. Essa expectativa de crescimento da economia no próximo trimestre está relacionada ao aumento de vendas com a proximidade do Natal, o melhor período de vendas para o comércio. Segundo dados apresentados pelo Serasa Experian, o crescimento do comércio no primeiro semestre do ano foi de 6,3%, se comparado igual período em  2017 e 2018 e deve ser maior para esse último.

E a Central de Empregos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR) é um dos serviços mais usados pelas empresas para selecionar os candidatos a essas vagas. O serviço é oferecido pelo site www.cdlvr.org.br, onde as vagas são disponibilizadas pelas empresas e os interessados podem fazer seus cadastros. A divulgação dessas oportunidades é feita nas redes sociais da CDL-VR, Facebook e Instagram. Após receber os currículos via internet, uma psicóloga especializada em Recursos Humanos realiza a triagem de acordo com o perfil das vagas. Um serviço simples e que tem ajudando a dezenas de empresas a contratarem novos funcionários.

O objetivo da CDL-VR com a disponibilização desse serviço aos associados é dar suporte para as contratações, com uma profissional especializada, o que ajuda na redução de custos e também prejuízos para os empresários. Segundo a instituição, a contratação sem uma avaliação qualificada da mão de obra pode resultar em prejuízo para a empresa. De acordo com o presidente da CDL-VR, Adriano Santos, um trabalhador que não tem o perfil para o comércio pode acabar afastando o cliente da loja.

“Não é fácil encontrar pessoas capacitadas e preparadas para o atendimento ao público, porque vai além de querer um emprego, é preciso ter dom para lidar no dia a dia com os mais variados tipos de pessoas, gostos e comportamentos. Por isso, saber identificar quem tem esse potencial de entender o cliente, saber oferecer o produto que ele quer e estar disposto a se dedicar a vender é vital para a sobrevivência de um comércio. Não dá mais para contratar porque alguém indicou é preciso ter uma leitura técnica desse candidato para reduzir os erros na hora de formar uma equipe”, afirmou Adriano.