Espaço CDL-VR

Revista O Lojista - edição 165 - página 5 - 26/07/2018

A CDL-VR participou da 16ª edição do CertFórum (Fórum de Certificação Digital), que aconteceu em Brasília, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Comércio (CNTC), durante os dias três e cinco de julho. A instituição foi representada pela gerente Sabrina Ribeiro. A executiva participou de diversas palestras que abordaram temas como: Certificado Digital em Serviço Público; ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) no setor privado; números do ICP-Brasil; entre diversos outros.

Representantes das CDL's de todo o Brasil estiveram presentes

O encontro, que recebeu representantes dos setores público e privado, além de pesquisadores, teve o objetivo de criar um ambiente de aprendizado e troca de experiências entre os participantes, momento descrito como um dos mais importantes pelos organizadores. Além das palestras, aconteceram mesas temáticas sobre a utilização e os avanços dos certificados digitais ICP-Brasil.

A gerente da CDL-VR, Sabrina Ribeiro, destacou a importância de participar desse evento e como ele acrescenta nas atividades da instituição. “O fórum é um evento que atrai profissionais de todo o país e a oportunidade é única de participar e trazer o conhecimento aqui para a CDL”, comentou.

Um dos destaques do Fórum foi a mesa temática que discutiu como as chaves públicas brasileiras (ICP-Brasil) deixaram de ser uma tecnologia utilizada apenas em sistemas obrigatórios, se tornando ferramenta facilitadora em vários sistemas privados também, como por exemplo, os benefícios alcançados com a implantação da assinatura digital nos contratos com fornecedores e o registro on-line de boletos de cobrança.

O ICP-BRASIL

Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, o certificado digital ICP-Brasil é um documento eletrônico, que pode ser emitido para cidadãos, pessoas físicas, empresas e pessoas jurídicas. O uso do certificado ICP-Brasil garante validade jurídica, autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às operações realizadas por meio dele em ambiente virtual.

Com este documento digital é possível realizar uma série de procedimentos virtualmente, sem a necessidade de se deslocar presencialmente à sede de órgãos governamentais e de empresas ou imprimir documentos.

Legenda: O Fórum reúne representantes de todo o país
Legenda: A 16ª edição foi realizada durante três dias