Dia dos Namorados

Revista O Lojista - edição 162 - página 16 - 20/04/2018

Junho é o mês mais romântico do ano e o comércio de Volta Redonda já está com tudo preparado para a data. O Dia dos Namorados deste ano está carregado de boas expectativas. A perspectiva é que as vendas superem as do ano passado. Por isso, várias estratégias de vendas já foram estipuladas em busca do aumento da clientela.

A data já nasceu comercial. No Brasil, mais especificamente em 1948, a antiga rede de lojas Clipper observou que o mês de junho trazia uma queda nas vendas, por conta da falta de uma data comemorativa. Para resolver esse problema, contratou o publicitário João Dória, que trouxe uma reformulação do Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para a comemoração, um dia antes do dia do “santo casamenteiro”, Santo Antônio.

E a ideia deu muito certo. Até hoje, existem ramos comerciais que consideram a data a segunda melhor oportunidade de vendas, depois do Natal. Este é o caso da Joalheria Santa Luzia, há 30 anos no mercado. “Esta época reflete as trocas de presentes, simboliza o amor, então traz um aumento considerável nas vendas. Quase todos os casais, hoje, trocam presentes”, disse Paulo Henrique Reis, proprietário da loja.

As vendas começam já no início de junho e vão até o fim do mês na joalheria. Segundo Paulo, a data sempre atrai clientes novos, além dos que são fiéis a loja. “Nós lançamos produtos e kits destinados para esta época. A gente usa bastante a internet e o aplicativo da CDL para a divulgação deles. Com essa ação, nossa expectativa é que tenhamos 50% a mais de clientes na loja em relação a meses normais, como nos anos anteriores. Dentre esta taxa, em média 20% costumam permanecer como nossos clientes”, disse.

Outro ramo com altas expectativas é o vestuário. Breno Ramos, proprietário da Nohall confirmou isso. “Temos grande expectativa não só devido à retomada da confiança dos consumidores em relação à economia, mas por conta das ações que serão implantadas em nossos pontos de vendas para atingirmos as metas traçadas. Em média a taxa de aumento de clientes é de 45%”, falou.

As vendas na loja vão de maio a julho, com a troca da coleção. Para atrair o público, são realizadas ações em marketing, são oferecidos pacotes promocionais e sorteios, além de ações que envolvem toda a equipe. “Esta é uma das comemorações mais importantes para o nosso segmento. É um período onde temos que reforçar o nosso estoque e o quadro de vendedores para atender o aumento significativo da demanda”, compartilhou.