Melhora índice de consumo no setor de panificação

Revista O Lojista - edição 162 - página 21 - 20/04/2018

Após quatro anos de recessão no fluxo de consumidores, 2017 foi um ano de retomada. O setor de panificação e confeitaria brasileiro chegou a faturar R$ 90,3 bilhões, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA.  A partir de março deste ano, o aumento foi ainda maior nas padarias de Volta Redonda.

A Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria, a Abip, realizou pesquisa com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria. Na pesquisa, foram ouvidas 400 empresas em 19 Estados. Em entrevista para o Valor Econômico, José Batista de Oliveira, presidente da Abip disse que a expectativa para esse ano é que o setor terá um desempenho maior neste ano do que em 2017.

O número de clientes também voltou a crescer. De acordo com a pesquisa, em 2017, o aumento da clientela chegou ao marco de 1,36%. Oliveira ainda avaliou que este número deve se manter para este ano.

Bruno Dutra Fajardo, dono de uma das filiais da Padaria Fajardo, disse que observou de 2017 para cá uma melhora no movimento, mas o número foi maior a partir de março e abril deste ano. “O início do ano não foi muito bom, mas o crescimento a partir de março foi em torno de 13% comparando com os meses do ano passado”, contabilizou.

No caso da padaria, os produtos mais procurados neste período foram os que se enquadram na categoria Food Service. “Essas são as comidas rápidas, que trazem comodidade para o cliente comer fora de casa. Por esse motivo, nossa expectativa é que tenhamos mais um crescimento de 15% até o fim do ano”, analisou.