Mãe e negócios, um caminho possível

Revista O Lojista - edição 162 - página 7 - 20/04/2018

Com o fortalecimento de empresas familiares, muitas famílias tiveram que se adaptar à correria da vida de negócios. Nos últimos anos, esses empreendimentos se tornaram mais comuns e se transformaram em grandes potências comerciais no Brasil e no mundo. Por esse motivo, a vida em casa, com filhos e cônjuge mudou.

Este é o caso da Drogaria Moderna. Aline Souza é diretora da rede conhecida regionalmente. Além disso, é mãe de Davi Fernandes e Pedro Fernandes, ambos com cinco anos, Victor Fernandes, de dois anos e é casada com Elyson Sá.

Mas nem sempre foi assim. Aline começou a trabalhar desde muito nova, através do incentivo de seu pai. “Ele sempre valorizou na família a educação nos estudos e no trabalho. Posso dizer que já fiz de tudo na empresa. Quando eu era mais nova trabalhava em loja e quando me formei fui assumindo maiores responsabilidades. Quando conheci meu marido ele já conhecia minha rotina de trabalho e sempre lidamos muito bem com isso”, relembrou.

Os filhos vieram anos depois, aos 32 anos. “Eu queria muito ser mãe. Primeiro vieram os gêmeos Pedro e Davi, foi uma gravidez complicada e, por isso, tive que me afastar do trabalho por um curto período. Com o Victor foi bem mais tranquilo, ele nasceu e depois de uma semana eu já estava trabalhando em casa”, explicou. Logo depois, acrescentou que depois de 30 dias, ia para casa a cada três horas para amamentá-lo e isso durou nove meses.

Balanço

Manter a vida pessoal e a profissional balanceada não é tarefa fácil, mas Aline afirma que tenta ao máximo manter o equilíbrio. “Tem momentos que o trabalho me exige mais, mas tento compensar com mais atenção, mais dedicação no momento que estou com eles. Independentemente da correria, faço questão de fazer o dever de casa junto, de brincar de pique-esconde e de levar na escolinha dominical”, exemplificou.

Segundo ela, o mais importante é passar para seus filhos valores essenciais para que eles sejam pessoas de bom caráter, como o respeito ao próximo e ao meio ambiente, amor e valorização da família, por exemplo. “Eu com certeza não trocaria nada na minha vida. Amo meus filhos, minha família e meu trabalho. Sinto-me realizada e agradeço a Deus todos os dias por me permitir ser mãe de três criaturas incríveis”, externou.