Sete dicas para não sair da dieta durante as festas de final de ano

Revista O Lojista - edição 158 - página 30 - 01/12/2017

Chega o fim do ano e, com ele, todas as tentações à mesa das confraternizações de empresas, de amigos e da família, com ceias de Natal e de Ano Novo. Como resistir a tantas opções maravilhosas em sabor? Difícil, né? Mas dá para aproveitar sem pesar no corpo e na consciência. A gente separou uma reportagem da Revista Cláudia, com dicas da nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo, de truques e trocas espertas para evitar que os eventos virem exageros para a sua saúde nas festas de fim de ano.

“Um bom jeito de evitar os exageros é fazer pratos completos e evitar os chamados finger foods. Dessa forma você elimina escolhas gordurosas e altamente calóricas como salgadinhos, biscoitos, bolos, pães de queijo e pizzas”, explica Paula.

Ao servir seu prato, comece pelos alimentos mais saudáveis. Assim, você deixa menos espaço para as comidas gordurosas.

Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal. “Eles têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes. Porém, evite exagerar, já que esses alimentos são bem calóricos”, diz. Para deixar o snack ainda mais nutritivo, misture frutas secas. Ricas em vitaminas e antioxidantes, elas ajudam a melhorar o humor e diminuir a ansiedade.

Faça escolhas inteligentes (sempre!):

DICAS

Comer de três em três horas – assim, você evita picos de fome muito intensos e não chega ao evento (recheado de tentações!) de barriga vazia.
Beber bastante água. “Quem está mal hidratado sente mais fome”, garante a nutricionista.
Preferir alimentos ricos em nutrientes – e evitar as chamadas calorias vazias, como aqueles recheados de açúcar e gordura, que não trazem nenhum benefício para o corpo.
Foco no equilíbrio Mesmo que o evento ofereça opções mais calóricas, procure equilibrar o seu prato com pelo menos uma porção de proteína (carne, peixe ou frango), somente um tipo de carboidrato (de preferência integral) e salada + legumes + verduras (de forma mais livre). “Não se prive de comer seus pratos favoritos. Para não engordar, tente comer pequenas porções”, diz a nutricionista Paula Castilho.
Maneire na bebida alcóolica ou pelo menos faça escolhas melhores. (Além de calóricas, elas têm índice glicêmico bem alto, o que significa que se transformam em gordura rapidinho!)

Algumas ideias para uma ceia mais leve

Troque:
Presunto por peito de peru (01 fatia = 70 calorias)
Panetone por bolo de chocolate diet (1 fatia = 140 calorias)
Cerveja por vinho (1 taça = 100 calorias)
Salgadinho frito por castanha de caju (1 col de sopa = 120 calorias)
Salgados assados por kafta (1 unidade =  136 calorias)
Sorvete por banana congelada batida com cacau (4 col de sopa = 80 calorias)

Fonte: Revista Cláudia